Estudo aponta benefícios da intervenção nutricional na fase inicial de Alzheimer

A Danone Nutricia, divisão de nutrição especializada da Danone, anuncia a publicação do novo estudo clínico LipiDiDiet, que aponta os benefícios da intervenção nutricional no desempenho neuronal e cognitivo na doença de Alzheimer prodrômica (CCL). Publicado na revista Alzheimer’s & Dementia, o ensaio foi realizado com Souvenaid – Fortasyn™ Connect e aponta que pacientes que recebem a combinação nutricional apresentam declínio cognitivo 60% menor, além de melhores resultados no que se refere à função e atrofia cerebral. Os resultados também indicam que os benefícios desta intervenção aumentam com o uso a longo prazo.

O estudo clínico LipiDiDiet foi realizado pelo LipiDiDiet Research Consortium, composto por pesquisadores líderes mundiais em neurologia e liderado pelo Professor Dr. Tobias Hartmann, do Departamento de Neurologia Experimental da Saarland University, na Alemanha. “Por meio das pesquisas, estamos aprendendo cada vez mais que a intervenção precoce é a chave para um tratamento bem-sucedido. No estudo LipiDiDiet, nosso consórcio tem estudado os efeitos de longo prazo de certos nutrientes no cérebro de pacientes na fase prodrômica da Doença de Alzheimer. Os dados de 36 meses mostram claramente que é possível ter um impacto significativo no estágio inicial da doença. É importante ressaltar que descobrimos que o efeito é duradouro e que o uso precoce, contínuo e prolongado está associado a benefícios mais pronunciados”, aponta Hartmann.

O ensaio é o mais longo estudo clínico randomizado, duplo-cego e controlado e foi conduzido em 311 pacientes com comprometimento cognitivo leve (CCL), durante o período de 36 meses. Um grupo recebeu a intervenção nutricional Souvenaid® – Fortasyn ™ Connect (uma bebida de 125 ml uma vez ao dia), e um segundo grupo recebeu um composto isocalórico controle, de mesmo volume. O objetivo principal do estudo foi avaliar alterações dos resultados de desempenho cognitivo, com base em uma bateria de testes neuropsicológicos (NTB) no início do estudo e após 6, 12, 24 e 36 meses. Ao longo dos três anos, reduções significativas no declínio foram observadas entre os dois grupos em cinco itens – NTB, CDR-SB (um conjunto de testes que avaliam a cognição e habilidades funcionais), memória e hipocampo, atrofia ventricular e cerebral total (medida por imagens de ressonância magnética do cérebro).

Souvenaid® contém uma combinação exclusiva de nutrientes, chamada Fortasyn™ Connect, desenvolvida para atender às necessidades nutricionais específicas de indivíduos na fase prodrômica da doença de Alzheimer (CCL) até a fase leve da doença. Dentre os nutrientes, estão ácidos graxos poli-insaturados ômega-3 (óleo de peixe), monofosfato de uridina e colina, junto com fosfolipídios, vitaminas B e outros nutrientes em níveis difíceis de alcançar somente com a ingestão normal da dieta.

A doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurodegenerativa progressiva. Geralmente, as características neuropatológicas da DA começam 15 a 20 anos antes dos sintomas cognitivos óbvios. “Esses resultados mostram que, agora, há uma opção nutricional, baseada em evidências, disponível para os médicos recomendarem para pessoas na fase prodômica da doença, com efeitos em escala e com longa duração. Temos o prazer de compartilhar esta notícia com as comunidades de Alzheimer e Neurologia”, finaliza Dr. Patrick Kamphuis, Diretor Sênior global de Assuntos Médicos da Danone Nutricia e desenvolvedor da intervenção nutricional Souvenaid.

Referências:

  1. Soininen et al. 36-month LipiDiDietmultinutrient clinical trial in prodromal Alzheimer’s disease. Alzheimer’s Dement. 2020;1–12.
  2. Soininen et al. 24-month intervention with a specific multinutrient in people with prodromal Alzheimer´s disease (LipiDiDiet): a randomised, double-blind, controlled trial. Lancet Neurology, 2017 Dec;16(12):965-975
  3. Scheltens, P. et al. Efficacy of a medical food in mild Alzheimer´s disease: a randomized, controlled trial. Alzheimer´s & Dementia 6 (2010) 1-10.
  4. Scheltens, P. et al. Efficacy of Souvenaid in Mild Alzheimer´s Disease: Results from a Randomized Controlled Trial. Journal of Alzheimer´s Disease 31 (2012) 225-236

Artigo – LipiDiDiet encontra efeitos amplamente sustentáveis da intervenção de nutrientes no início da doença de Alzheimer

Os participantes do ensaio que receberam uma formulação multinutriente por um longo período mostraram uma deterioração significativamente menos rápida no desempenho cognitivo do que os pacientes em um grupo de controle, que recebeu apenas um placebo. Essas descobertas são de um estudo europeu em andamento, LipiDiDiet, no qual 311 pacientes em onze hospitais foram monitorados por três anos. Os resultados da pesquisa foram publicados no jornal internacional Alzheimer’s & Dementia, o Journal of the Alzheimer’s Association

Os estágios iniciais da doença de Alzheimer são caracterizados por um declínio nas funções cognitivas, com perda de memória de curto prazo. Os pacientes e suas famílias reconhecem esses sintomas muito antes de ocorrer a demência. “Examinando o líquido cefalorraquidiano e usando técnicas de ressonância magnética do cérebro, que podem mostrar o encolhimento do hipocampo que é tão típico da doença de Alzheimer, somos capazes de identificar pacientes que estão neste estágio inicial (prodrômico)”, explica Tobias Hartmann, Professor de Neurologia Experimental na Saarland University, que coordena o projeto European LipiDiDiet. LipiDiDiet é um estudo amplo de longo prazo com mais de trezentos participantes que originalmente apresentaram sintomas iniciais de comprometimento da memória. O estudo foi projetado para investigar os efeitos do tratamento de pacientes com alimentos medicinais especialmente formulados.

“Os efeitos positivos do tratamento foram mais pronunciados nos pacientes que começaram a tomar a formulação multinutriente no estágio prodrômico mais precoce da doença de Alzheimer. Ficamos particularmente surpresos ao descobrir que esses efeitos positivos aumentaram com a continuação do tratamento por mais tempo e que essa descoberta não foi observada apenas no que diz respeito à memória, mas também com outras habilidades cognitivas”, explica o professor Hartmann. Em comparação com os do grupo de controle, os indivíduos que receberam a bebida multinutriente foram mais capazes de enfrentar os desafios típicos do dia a dia, como pagar uma conta, lembrar uma rota ou lidar com emergências.

A formulação multinutriente dada aos pacientes de Alzheimer no estudo LipiDiDiet foi o alimento médico comercialmente disponível Fortasyn Connect, que contém uma combinação específica de ácidos graxos essenciais, vitaminas e outros nutrientes. Especificamente, o Fortasyn Connect contém ácido docosahexaenóico, ácido eicosapentaenóico, monofosfato de uridina, colina, vitaminas B12, B6, C, E e ácido fólico, fosfolipídios e selênio. Pesquisas pré-clínicas anteriores do consórcio LipiDiDiet e outros laboratórios, como o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), mostraram que esses nutrientes podem reduzir uma série de mudanças normalmente vistas no cérebro de pacientes com doença de Alzheimer. Estudos clínicos subsequentes demonstraram resultados positivos de medições de memória e EEG que indicam aumento da atividade cerebral nos participantes do ensaio que receberam a bebida nutritiva.

Fornecido pela Saarland University.

Hilkka Soininen et al. 36-month LipiDiDiet multinutrient clinical trial in prodromal Alzheimer’s disease, Alzheimer’s & Dementia (2020). DOI: 10.1002/alz.12172

Rubens de Fraga Júnior é especialista em geriatria e gerontologia. Professor titular da disciplina de gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.