Com 32 anos de atuação, Nora Alimentos ressalta as vantagens das dietas congeladas

Quando a instituição de saúde serve uma refeição com boa apresentação, sabor agradável e variedade, estimula o paciente a querer se alimentar. Vale lembrar que alimentação balanceada e adaptada a cada caso epatologia faz parte do tratamento e recuperação daqueles que estão internados. A dieta age ao lado da medicação, proporcionando a melhora do quadro geral do indivíduo.

Essa preocupação foi o que levou a Nora a investir no mercado de alimentação hospitalar. Com 32 anos de atuação, a empresa desenvolve cardápios conforme demanda, oferecendo, além da dieta geral, outras de acordo com as necessidades: brandas, hipossódicas, para diabéticos, pastosas e cremosas homogêneas.

As refeições são ultracongeladas, mantendo todas as qualidades nutricionais dos alimentos, sem abrir mão do sabor. Basta aquecer e servir. O uso de dietas congeladas no ambiente hospitalar tem várias vantagens, como:

  • Redução de espaço físico para o Serviço de Nutrição;
  • Redução de custos de produção e mão de obra, sendo necessária apenas equipe para regeneração dos produtos e não para o preparo das refeições principais;
  • Uso das dietas sob demanda, ou seja, só são regenerados os itens que serão consumidos, evitando o desperdício;
  • Menor gasto com insumos, como louças, utensílios em geral e produtos de higienização;
  • Redução de gastos com água, luz, gás e coleta de lixo;
  • Padronização das dietas;
  • Variedade de cardápios, podendo atender pacientes, acompanhantes, colaboradores e corpo clínico.

Segundo o diretor comercial, Julio Lerário Neto, existe ainda um preconceito quando se fala em comida congelada. “No entanto, o processo de produção e congelamento ultrarrápido não gera cristais de gelo, fazendo com que não se perceba que a refeição é congelada, devido à qualidade final”, explica.

O executivo revela que os nutricionistas que já tiveram produção própria, quando migram a produção para produtos congelados, tornam-se os maiores apoiadores da Nora nesta versão de distribuição de refeições.

A companhia atende vários tipos de hospitais, de grande, médio e pequeno portes, bem como ILPI – Instituições de Longa Permanência, Hospitais Dia, Clínicas de Especialidades e Ambulatórios.

Os produtos podem ser armazenados tanto em câmaras frias quanto em freezers. E a regeneração pode ser feita em micro-ondas, fornos combinados ou carros de distribuição.

Cozinha equipada

A cozinha industrial da Nora tem 1.500 m2 e conta com os mais modernos equipamentos de cocção, congelamento e embalagem para proporcionar alimentação de qualidade com muito sabor e segurança alimentar.

Como a empresa trabalha com refeições congeladas, as exigências referentes à produção são altas, para que os procedimentos sempre estejam dentro das normas exigidas por lei. Outra preocupação é com a entrega em conformidade e na temperatura correta.

Para garantir a qualidade, a Nora implantou o método APPCC, pelo qual sinaliza os pontos críticos e os riscos de cada parte do processo de produção. “Estamos nos adequando para a busca de outras certificações, como a ISO 22.000”, complementa Julio.

10 mil pratos por dia e crescendo

A Nora tem capacidade produtiva de cerca de 8 a 10 mil pratos por dia, atendendo aproximadamente 60 hospitais, principalmente na grande São Paulo. Sua logística é própria, chegando também aos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. As entregas são frequentes, conforme a demanda e a capacidade de armazenamento de cada instituição.

“Nosso quadro técnico está sempre atualizado e atento às solicitações dos nossos clientes, procurando resolvê-las no menor tempo possível, além de estar em constante busca por novas receitas e técnicas que aliem cada vez mais a dietoterapia com a gastronomia hospitalar”, salienta a nutricionista comercial, Michele Beer Schwartz.

Como serviço adicional, a empresa proporciona treinamento no momento de implantação dos congelados, além de orientação em relação aos procedimentos a serem adaptados a este novo tipo de serviço.

Suas nutricionistas e técnicas em nutrição são responsáveis por toda a cadeia de preparo das refeições e controle de qualidade, além de desenvolver qualquer dieta nova solicitada pelos clientes. “Também temos nutricionistas no pós-vendas, que estão sempre à disposição para resolver qualquer questionamento e realizar visitas sempre que solicitado”, complementa Michele.

A mais recente novidade é que a Nora está em fase final de adequação de sua estrutura. O objetivo é aumentar em cerca de 30% a capacidade produtiva atual. “Já projetamos também uma nova planta, com capacidade para 20mil pratos por dia, com início previsto para 2022”, anuncia Julio.

Tels: (12) 3642-3442 / (12) 3642-3633

E-mail: vendas@noraalimentos.com.br

Site: www.noraalimentos.com.br


 

PODCAST Hospitais Brasil: Colaborando para a saúde dos hospitais Você sabia que além de reduzir custos, as dietas congeladas mantêm as qualidades nutricionais dos alimentos e o sabor?

Ouça agora na íntegra:

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.