04Em um ano marcado pelo isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, a procura por cursos a distância cresceu aceleradamente. No Bookplay, plataforma 100% brasileira de educação, a busca por cursos de saúde aumentou 92% entre o segundo semestre de 2019 e o mesmo período de 2020. Em evidência por causa da pandemia, a área de saúde foi a mais buscada na plataforma. Os cursos mais acessados no ano foram sobre Coronavírus, Enfermagem e Primeiros Socorros.
Outra área que registrou aumento expressivo foi a de educação, principalmente no primeiro semestre de 2020, quando o surto do novo Coronavírus chegou e se instalou em solo brasileiro. Os seis primeiros meses de 2020 em comparação ao fim de 2019 mostram um aumento de 61%. Na área de educação, a segunda mais acessada no Bookplay, o curso de psicopedagogia foi o mais procurado no ano, seguido por “Creche – cuidar, educar e brincar em uma única ação” e “Educação especial”.
O Censo da Educação Superior 2019, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), mostra que a busca pelo ensino a distância cresce a cada ano. Em 2019, pela primeira vez na história, o número de ingressantes em cursos de EaD ultrapassou a quantidade de estudantes que iniciaram a graduação presencial, na rede privada. Ao todo, 50,7% (1.559.725) dos alunos que ingressaram em instituições privadas optaram por cursos de EaD.
Agora, durante o período de isolamento, os cursos remotos se consolidaram como uma opção para aqueles que buscam qualificação para se manter atualizado e até mesmo para iniciar uma nova profissão. Na plataforma, os cursos de iniciação profissional superaram os de beleza na segunda metade de 2020, sendo a terceira área mais buscada.