Rio de Janeiro: Mamógrafo Móvel já realizou mais de mil exames

1012

O mamógrafo móvel, unidade itinerante da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, já realizou cerca de 1.080 exames em quatro municípios do estado. Esta semana a unidade esteve em Três Rios, no Centro-Sul Fluminense, e na terça-feira (8) estará em Miguel Pereira, oferecendo exames de mamografia e ultrassonografia mamária. A meta é percorrer todas as regiões do estado para dar suporte aos municípios no diagnóstico precoce do câncer de mama.

“A antiga gestão retomou as atividades do mamógrafo móvel e, desde março, já percorremos quatro municípios. A realização da mamografia é uma atribuição das prefeituras, mas oferecer este suporte é importante para atender à demanda reprimida nas cidades. O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta consideravelmente as chances de cura da doença”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama.

O mamógrafo móvel voltou a funcionar na Semana da Saúde, que ocorreu em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense e já passou pelos municípios de Carmo, Sapucaia e Três Rios.  O atendimento de pacientes é feito prioritariamente por meio do encaminhamento das prefeituras. Para atendimento é necessário levar identidade, CPF, pedido médico, cartão do SUS e comprovante de residência.

A moradora do município de Sapucaia, Nádia Viana da Silva, fez a mamografia e a aprovou a iniciativa. “O atendimento foi ótimo e é muito bom contar com esse exame próximo da nossa casa”, disse Nádia.

Confira abaixo a agenda de maio do Mamógrafo Móvel:

– 2 a 4/05 – Três Rios

– 8 e 9/05 – Miguel Pereira

– 11 e 12/05 – Ilha do Governador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

12 − 6 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.