Há um ano, desde que os brasileiros tiveram o primeiro contato com o Coronavírus, as notícias falsas começaram a se espalhar por aplicativos de mensagem. Parecia brincadeira de primeiro de abril, com a diferença de não ter qualquer graça e ainda colocar a vida das pessoas em risco. O tempo passou e a onda de mensagens em vídeo, áudio, imagem e texto com informações falsas e imprecisas sobre a doença, calendários inverídicos sobre datas de vacinação, conteúdos que estimulam tratamentos alternativos sem comprovação científica, entre outros, foi ganhando mais força.
Diante desse cenário, a Atenção Primária à Saúde (APS), que visa atender a população de modo preventivo, integrado e contínuo tem um papel fundamental. A Amparo Saúde, healthtech especialista em APS presencial e remota no Brasil, desenvolveu um sistema proprietário que coloca o médico de família “a um mensagem no celular de distância do paciente”. Ter um profissional de saúde à disposição é o melhor caminho para, no melhor cenário, evitar uma gafe e espalhar uma mentira. No pior, tomar uma atitude que coloca a sua vida em risco ou de seus amigos e familiares.
“Ter atendimento médico via aplicativo, além de garantir essa agilidade, ajuda a desmistificar as fake news, pois o médico de família está à disposição sempre que necessário, seja para tirar dúvidas ou fazer uma teleconsulta. A mesma rede social que ajuda a desinformar é a que o paciente poderá acessar o médico”, comenta Dr. Rodrigo Barbosa, médico de família e infectologista da Amparo Saúde.
Rachel Elias, seu marido e suas duas filhas tiveram Covid em janeiro deste ano. Eles foram tratados à distância pelos profissionais da Amparo e tiveram apoio e monitoramento integral durante todos os dias de isolamento, realizado na cidade de São Paulo. “Ficamos isolados desde os primeiros sintomas. Fizemos o PCR aqui em casa mesmo, com o laboratório que veio colher. Tivemos o resultado positivo depois de alguns dias, mas o que o que o time de cuidado da Amparo fez por nós foi essencial para nosso psicológico”, comenta Rachel.
Ela relembra que ouviu muitos palpites sobre o quadro clínico da família, mas que isso não os afetou, já que estavam bem amparados pela equipe de cuidado. “A gente teve o apoio constante, o monitoramento incansável e o atendimento diário da Amparo e isso foi primordial, porque não nos desesperamos. Quando estamos com Covid, a gente escuta tudo de todo mundo. Pessoas falando que tem que fazer isso e aquilo, que a partir de tal dia começa a falta de ar e que esses sintomas só vão piorar. E isso não nos afetou, porque tivemos um apoio muito grande e intenso por mensagens e chamadas de vídeo”, conta ela.
Na Amparo Saúde, o paciente é atendido por um Médico de Família e uma equipe de enfermagem dedicados em conhecer todo o seu histórico de saúde e, assim oferecer um cuidado personalizado, presencial e à distância. Em média, 90% das queixas dos pacientes da Amparo Saúde são resolvidas sem a necessidade de encaminhamento para um médico especialista. A integralidade da assistência e o vínculo entre o paciente e sua equipe de saúde são estratégias fundamentais para a contenção da pandemia e para o não agravamento do estado de saúde de pessoas já diagnosticadas com Covid19, que recebem orientações à distância, evitando os riscos da exposição desnecessária.
Além dos serviços de telemedicina, a Amparo possui 12 unidades localizadas na Região Metropolitana de São Paulo, além de São José dos Campos, Campinas, Salvador, Rio de Janeiro e Brasília.