Artigo – Limpeza de PPS de conformação complexa com tecnologia de sistema a vapor

A limpeza é considerada a primeira e a mais crítica das etapas do processamento de Produtos para Saúde (PPS) de múltiplos usos, visto que a eficácia dos processos de desinfecção ou esterilização depende da completa remoção dos resíduos orgânicos e inorgânicos presentes nos materiais após o seu uso e consequentemente a redução carga microbiana.

Quando falamos de limpeza, geralmente imagina-se uma atividade simples e fácil de executar, no entanto, quando se trata de PPS devemos considerar como uma tarefa altamente desafiadora principalmente por se tratar de instrumentos utilizados em procedimentos que invadem o corpo humano, tocam em estruturas e tecidos como o sistema vascular, sistema nervoso, sistema musculo esquelético oferecendo assim um alto risco de infecção, e também por possuírem um design complexo.

A complexidade do design dos PPS está relacionada a presença de áreas de difícil acesso como fendas, lúmens, ranhuras, articulações, locais onde os artefatos de limpeza como esponjas, escovas e jatos de água encontram dificuldade de penetração e consequentemente de remoção dos resíduos orgânicos.

A presença de resíduos orgânicos nos instrumentais cirúrgicos após o processo de limpeza, protege os microrganismos dos agentes esterilizantes, fazendo com que estes não sejam eliminados durante a esterilização, podendo assim ser transferidos para os pacientes durante o uso do material, favorecendo os processos infecciosos, e por consequência comprometendo os desfechos pretendidos relacionados a assistência à saúde e a segurança do paciente.

Preocupados com os riscos relacionados a limpeza dos PPS de conformação complexa, a FAMI Tecnologia Médica disponibiliza para o mercado brasileiro o sistema de limpeza a vapor, cuja indicação de uso é a remoção de sujidades fortemente aderidas em superfícies externas, internas e inacessíveis aos artefatos comumente utilizados nos instrumentais cirúrgicos.

O sistema de limpeza a vapor, composto pelo Steamer e pela Steambox, é uma tecnologia rápida e eficiente de limpeza que utiliza um jato de vapor sob pressão promovendo a fluidificação e o arraste das sujidades de instrumentos canulados e áreas de difícil acesso em PPS que apresentam estruturas simples ou complexas.

Autosteam

O Steamer é um equipamento compacto que possui um sistema interno de geração de vapor de água que atinge temperatura interna de 160ºC e pressão de 6 bar.

Com o objetivo de preservar os componentes internos do sistema de geração de vapor e os instrumentos cirúrgicos a FAMI Tecnologia Médica recomenda na sua instrução de uso o abastecimento do reservatório com uma água de qualidade, que pode ser destilada, deionizada ou de osmose reversa.

O vapor gerado no sistema é conduzido até um aplicador tipo pistola que possui quatro diferentes funções como: vapor seco, vapor úmido, água quente sob pressão e ar comprimido. O usuário poderá selecionar a função que melhor se adaptar ao PPS a ser limpo.

Escovas para limpeza externa e interna

Para facilitar a aplicação do vapor é possível conectar à pistola ponteiras apropriadas para direcionar o jato de vapor dentro de lúmens, fendas e ranhuras, escovas cilíndricas de diferentes diâmetros e comprimentos para limpeza interna de instrumentos canulados e escovas apropriadas para limpeza de superfícies externas, as quais por meio da fricção auxiliarão o desprendimento e remoção dos resíduos. Os dois tipos de escovas possuem recursos que possibilitam a aplicação simultânea e contínua do jato de vapor durante o processo de escovação, tornando o processo limpeza mais eficiente.

Para utilizar o Steamer a FAMI Tecnologia Médica oferece também o Steambox, um equipamento de proteção coletiva cuja função é eliminar os resíduos de vapores gerados durante o processo de pré-limpeza e limpeza, bem como um sistema de direcionamento do fluxo de água com os resíduos removidos dos PPS para serem desprezados.

Steambox

Paralelamente a eficiência gerada na rotina do Centro de Materiais e Esterilização (CME) é possível afirmar que a limpeza de PPS com a utilização do sistema de limpeza a vapor é um sistema completo que oferece segurança aos pacientes e aos profissionais e pode auxiliar na redução de lesões por esforços repetitivos decorrentes da fricção para remoção de sujidades fortemente aderidas como resíduos de substâncias gordurosas, colas, ceras, cimentos, entre outros.

Ressalta-se que este equipamento é indicado para uso nas etapas de pré-limpeza e limpeza de todos os PPS termorresistentes, exceto os instrumentos que contenham fibras óticas, componentes elétricos ou pneumáticos.

 

 

 

 

Enfª. Dra. Jeane Bronzatti é Consultora da FAMI Tecnologia Médica

 

 

Tel: (11) 3775-0300

E-mail: info@fami.com.br

Site: www.fami.com.br

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.