Unimed Sorocaba celebrou Mês da Mulher com colaboradoras, cooperadas e equipes esportivas

Em março, quando celebramos o Mês da Mulher, a Unimed Sorocaba (SC) lançou a campanha “Inspirar e ser inspiração”. A ação consistiu em uma série de entrevistas com colaboradoras, cooperadas e jogadora da equipe local de handebol feminino, patrocinada pela própria Cooperativa. Os vídeos abriram espaço para que as mulheres contassem suas histórias de vida e respondessem a algumas perguntas, servindo de inspiração umas às outras.

A Unimed Sorocaba, inclusive, vai na contramão de uma tendência nacional, exacerbada pelo cenário da pandemia da Covid-19. Enquanto dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicam que a participação das mulheres no mercado de trabalho é a menor em 30 anos, a instituição médica sorocabana registra números significativamente positivos neste sentido.

“Hoje, 79,64% da nossa equipe é formada por mulheres”, ressalta o Dr. Sérgio Rachkorsky, superintendente da Unimed Sorocaba. “Além disso, 68,85% dos cargos de liderança são ocupados por elas.” A porcentagem é muito superior àquela vista no restante do país – de acordo com o Ministério da Economia, as mulheres detêm 42,4% das funções de gerência, 13,9% de diretoria e 27,3% de superintendência nas demais empresas.

“Hoje, na Unimed, temos uma participação ativa das mulheres. Somos duas diretoras executivas (Mercado e Assuntos Médicos) e também uma diretora técnica e uma diretora clínica. As mulheres não estão para brincadeira!” – brinca a Dra. Jeane Peter, diretora de mercado.

Unimed Sorocaba doa cadeiras de rodas à Abos, Instituto Maria Claro, Apae de Sorocaba e Vila dos Velhinhos

Nos dias 8 e 22 de março, a Unimed Sorocaba e a empresa Multilixo Remoções de Lixo realizaram a doação de duas cadeiras de rodas à Associação Beneficente Oncológica de Sorocaba (Abos) e ao Instituto Maria Claro.

A ação foi possível graças à campanha “Eu Ajudo na Lata”, que arrecada lacres de latinhas de alumínio para venda. O valor é convertido em itens para doação. Em 2020, mesmo com as preocupações e restrições relacionadas à Covid-19, foram arrecadados 48,20 kg de lacres. Os pontos de coleta estão listados ao final deste texto. Contribuíram cooperados, colaboradores, clientes e parceiros da Cooperativa.

Em paralelo, houve também a doação de outras duas cadeiras, por meio da contribuição pessoal de Rio Negro Razuk, que presta apoio externo/mercado à empresa Multilixo. Estes itens foram direcionados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sorocaba e à Vila dos Velhinhos de Sorocaba.

Participaram da entrega Taciana Leoncio, líder de Meio Ambiente da Unimed Sorocaba; Rio Negro Razuk, apoio externo/mercado da empresa Multilixo; Ana Lúcia Teixeira, coordenadora da Abos; Larissa Corrêa Manoel Manca e Erika Rabe Janovit, respectivamente, coordenadora e voluntária do Instituto Maria Claro; Cátia Cristian Rocha, Paulo Cesar de Souza Mendonça e Renata Robeiro Cé, respectivamente, coordenadora técnica, fisioterapeuta e arte-terapeuta da Apae; e Patrícia Silva e Rosana Paulete Tozzato, respectivamente, secretária e assistente social da Vila dos Velhinhos de Sorocaba.

“No processo de reciclagem, já temos a satisfação do ganho ambiental e da preservação de recursos naturais. A isso, soma-se a gratidão em poder ajudar o próximo em algo tão importante, que é a locomoção. Temos muito orgulho em participar de um projeto tão especial e prazeroso quanto este”, disse Danilo Urias, diretor da Multilixo.

Rio Negro Razuk completou: “A maior recompensa de todo o nosso esforço é quando vemos o envolvimento da comunidade com o projeto, sobretudo quando aparece o sorriso no rosto daqueles que recebem as cadeiras de rodas. Graças a uma corrente de amor, dedicação e solidariedade, formada por empresas como a Unimed Sorocaba, conseguimos, de alguma forma, ajudar quem mais precisa”.

Segundo Taciana Leoncio, o “Eu Ajudo na Lata” realizou a coleta dos lacres e, em seguida, vendeu-os à Multilixo Remoções de Lixo. “Para contribuir com a campanha, ela adquire esse material a um valor superior ao do mercado. Além disso, a empresa parceira Dimeso Distribuição facilitou a compra das cadeiras de rodas. Neste ano, também tivemos a contribuição pessoal de Rio Negro, que nos possibilitou a ampliação do número de doações, em relação aos anos anteriores.”

Eu Ajudo na Lata

A arrecadação de lacres de latinhas de alumínio tem papel fundamental para possibilitar a continuidade do “Eu Ajudo na Lata” e das doações de equipamentos de acessibilidade.

Os pontos de coleta são:

  • Hospital Dr. Miguel Soeiro (balcão da Padaria Real, ao lado das máquinas de refrigerante, entrada de funcionários e refeitório)

Rua Antônia Dias Petri, 135 – Pq. Santa Isabel

  • Unidade Comercial

Av. Barão de Tatuí, 520 – Jardim Vergueiro

  • Unidade Operacional

Rua Capitão Nascimento Filho, 346 – Jardim Vergueiro

  • Unidade Intercâmbio

Rua Salvador Corrêa, 458 – Jardim Vergueiro

  • Unidade Riachuelo

Rua Riachuelo, 480 – Centro

  • Farmácia Comercial

Av. Antônio Carlos Cômitre, 580 – Pq. Campolim

  • Unidade Zona Norte

Av. Itavuvu, 3373 – Shopping Cidade – Piso L1 – Jardim Santa Cecilia

  • Leroy Merlin

Rodovia Raposo Tavares – Parque Reserva Fazenda Imperial

  • SICOOB Sorocaba

Rua Professora Zélia Dulce, nº 343 – Jd. Paulistano

  • Restaurante Porquillo

Rua Salvador Corrêa, 685 – Jardim Vergueiro

  • Colégio Objetivo Salto de Pirapora

Rua Paulo dos Santos Guilherme, nº 85 – Jd. Áurea – Salto de Pirapora

  • JCB do Brasil

Av. Joseph Ciryl Bamford, 3600 – Éden Sorocaba/SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.