O período para declaração do Imposto de Renda termina no dia 31 deste mês, e aqueles que deixaram para fazer o envio nos últimos dias do prazo, ainda podem contribuir com o Hospital do Câncer em Uberlândia (MG) fazendo a destinação do valor a ser pago ou restituído do IR, que seria direcionado à Receita Federal, para o Grupo Luta Pela Vida. Os recursos arrecadados nesta forma de doação serão destinados para a conclusão de uma importante obra da instituição, o Centro de Cuidados Paliativos, que oferecerá atendimento para esta modalidade de tratamento essencial para o paciente com câncer, que visa o bem-estar e potencializa a sua qualidade de vida. Atualmente, o espaço construído está em fase de equipagem e mobília.
Somente no último ano, cerca de 6.000 consultas foram realizadas pelas equipes médicas, de enfermagem e nutricional do Hospital do Câncer para os mais de 700 pacientes em cuidados paliativos. Com a conclusão do Centro, será possível proporcionar ainda mais conforto para as pessoas nesta fundamental modalidade de tratamento, como destaca a psicóloga dos cuidados paliativos do Hospital, Elina Faria. “Os cuidados paliativos fazem parte do grupo de tratamentos dos pacientes oncológicos, e são realizados por uma equipe multiprofissional que tem o foco voltado para o paciente, sua história e sua família. Nele temos a atenção direcionada para a pessoa, e não só para a doença, visando que ela aprenda a lidar com seu diagnóstico e tenha mais qualidade de vida. A conclusão do Centro vai impactar positivamente o nosso trabalho. Será um local para propiciar ainda mais acolhimento e conforto para quem acompanhamos”, comenta Elina.
O Centro de Cuidados Paliativos faz parte da unidade 2 do Hospital do Câncer e contará com espaços de atividades manuais e socialização, como sala de TV, varandas, espaço pet, sala de artesanatos, posto de enfermagem, e ainda sala de apoio psicológico e terapia ocupacional. O local terá capacidade para 42 leitos, que serão distribuídos em 22 apartamentos, todos com banheiros.
Saiba como fazer a destinação do IR para o Hospital do Câncer
A doação por meio da destinação do Imposto de Renda pode ser feita no momento da declaração, e para auxiliar neste processo, o Grupo Luta Pela Vida disponibiliza um vídeo com o passo a passo sobre como fazer o direcionamento em prol da instituição, que pode ser acessado no canal do hospital no YouTube. Neste formato de contribuição, o doador destinará o valor que seria pago à Receita Federal para projetos sociais, que no caso do Grupo, é direcionado via Fundo Municipal do Idoso em Uberlândia, um instrumento público de captação de recursos vindos de fontes diversas e que irá destinar essas doações a projetos.
Para ser possível fazer a doação e apoiar a luta contra o câncer, no caso de pessoas físicas, é preciso que a declaração seja realizada pelo Modelo Completo e poderá ser destinado parte do imposto de renda a pagar ou a restituir. Na contribuição, efetuada diretamente na declaração, o valor será calculado pelo próprio programa da Receita Federal, que em seguida, irá gerar um documento de arrecadação para ser pago até o dia 31 de maio, o novo prazo final para envio da declaração. Para efetivar o direcionamento da doação para as melhorias no Hospital do Câncer, o comprovante de pagamento deste documento deve ser encaminhado para o e-mail impostoir@hospitaldocancer.org.br, acompanhado dos dados pessoais do doador. Já para pessoas jurídicas, a contribuição pode ser realizada em qualquer mês do ano, o recolhimento do IR deve ser regular e a tributação pelo Lucro Real. Da mesma forma que para pessoas físicas, é necessário indicar para a instituição a intenção de direcionar a doação para os projetos do Grupo Luta Pela Vida através do e-mail. Outras informações sobre o procedimento podem ser conferidas pelo site ircontraocancer.org.