Implementação do 5G pode revolucionar o setor de saúde no Brasil

A Nokia apresenta sua visão de e-Saúde 5G durante o Digital Day, evento organizado em Brasília pelo Ministério das Comunicações, entre 5 e 7 de maio. Em seu estande, a Nokia convida para uma experiência que recria um ambiente hospitalar em que a conectividade em 5G habilita a articulação entre diversas tecnologias para proporcionar segurança e precisão no combate a enfermidades.

Será possível observar, no estande, uma simulação de uma TeleUTI, unidade de terapia intensiva inteligente plenamente equipada, em parceria com a Lifemed. A experiência oferece um ambiente completo de Telemedicina, que possibilita acesso – remoto, estruturado e em tempo real – a dados, curvas fisiológicas, exames, prontuários, em um ambiente de videoconferência. O ambiente foi construído para que o profissional da Saúde possa realizar uma visita remota ao leito, tendo acesso ao conjunto completo de dados disponíveis sobre o paciente.

Ao lado da aplicação de TeleUTI se encontra um AIV (Autonomous Inteligent Vehicle) integrado a um Cobot (Colaborative 5G Robot), com a função de realizar algumas atividades dentro do espaço hospitalar. Durante a demonstração, o AIV e o Cobot, parceria da Nokia com o SENAI-SP, atuam em espaço ambientado como farmácia, levando um remédio até uma área de desinfecção e, em seguida, para o leito hospitalar. A dupla percorre também o sentido oposto, levando um objeto infectado, como uma seringa, da área de desinfecção até o espaço de descarte.

A contribuição da internet tátil é demonstrada em outra parte do estande, em que um robô, operado remotamente com apoio de um controle (joystick), transmite informações sensoriais ao operador. Sensores táteis como esses podem ser usados, por exemplo, no manuseio de órgãos humanos em situações que vão desde uma consulta médica à distância até uma cirurgia remota, bem como em treinamentos para profissionais.

O Núcleo VIRTUS da Universidade Federal de Campina Grande-PB (UFCG), em parceria com a Nokia, traz aplicações de orquestração e inferência de vídeo, graças às quais é possível perceber automaticamente, por câmeras instaladas e uso de inteligência artificial, eventos como a quantidade de pessoas presentes em um quarto de hospital. As câmeras capturam imagens de pessoas ou objetos, para transmiti-las em alta velocidade e baixa latência para o servidor de borda, que faz a inferência automática das características a serem inspecionadas, criando uma central de monitoramento de imagens transmitidas pelo 5G e hospedadas em um Multi-Access Edge Computing (MEC), sistema de computação que fica na borda da rede, não muito distante de onde acontece o acesso ou onde o sinal está sendo originado – a chamada computação na borda (Edge Computing).

A empresa Hololab apresenta a sinergia entre as tecnologias de Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) e o 5G para aplicações médicas. Com as Hololens da Microsoft, fornecidas pelo parceiro Slmitas aplicações incluem uma simulação de cirurgia e um treinamento imersivo potencializados pela Realidade Mista (RM), deixando os momentos muito mais reais e ricos em informações.

Durante o evento, a Nokia disponibiliza localmente uma solução completa 5G Stand-Alone (SA). A rede 5G SA é formada por um Core Compacto Stand-Alone (SA), Radio-bases 5G Stand-Alone ultracompactas da família ASiR (Airscale Indoor Radio System) e Servidores para Computação na Borda (MEC). Os dispositivos de acesso utilizado incluem os Gateways 5G da família Fastmile da Nokia e a família completa de Smartphones da Motorola: Moto Edge, Moto G 100 e Moto Edge+.

“Para a Nokia, o futuro já acontece agora. Nossa missão é mostrar que o 5G pode proporcionar benefícios reais para o dia a dia da pessoas. Os últimos tempos nos mostram que a saúde é o bem mais precioso que qualquer ser humano pode ter: estamos ainda mais convictos de que o 5G ajudará na democratização do acesso à saúde em todo o Brasil, ajudando as equipes médicas e contribuindo para salvar vidas”, diz Ailton Santos, Head Brasil da Nokia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.