Devido às atividades do dia a dia, é comum sentirmos a região dos ombros e pescoço sobrecarregados, com uma leve tensão ou travamento. Buscando alívio imediato, muitas pessoas costumam estalar essa região, girando o pescoço de um lado para o outro, porém tal prática pode trazer sérias complicações para a saúde incluindo riscos a vida. “Apesar de parecer algo inofensivo, estalar o pescoço é bastante perigoso, devido às articulações que compõem essa região. E em alguns casos, ao invés de gerar alívio, é possível que a pessoa agrave o quadro piorando o posicionamento da musculatura”, afirma Bernardo Sampaio, fisioterapeuta e diretor clínico do ITC Vertebral de Guarulhos (SP).
No pescoço, passam artérias importantes para a circulação do sangue de todo o nosso corpo, e tal complicação médica, se dá devido ao movimento abrupto, que pode causar a interrupção da passagem do sangue e contribuir para a formação de coágulos. “O AVC está relacionado ao estalar, devido ao movimento feito de forma amadora, não medindo a intensidade e a pressão. Dependendo de como ele é reproduzido, pode causar descolamento da parede interna das artérias, responsáveis por levar o sangue ao cérebro, o que causa tal fatalidade”, explica.
Além do AVC existem outras complicações que podem acometer o corpo humano com a prática de se estalar, devido às terminações nervosas que estão presentes em todo o corpo. A repetição dos estalos pode também estar ligada a fatores psicológicos. “O hábito de estalar o pescoço pode causar fraturas nas vértebras, deslocamento de tendões e ligamentos, além de ser uma prática que pode indicar algum tipo de mania ou tique”, comenta.
Atualmente existem inúmeros métodos que podem ser feitos por profissionais, para aliviar a tensão do corpo, e de toda a região musculoesquelética, como a fisioterapia, alongamentos e pilates, além claro, da prática de atividade física. “No consultório, sempre reforço aos pacientes a importância de se manter ativo, praticando atividades físicas e tendo hábitos saudáveis”, conclui Bernardo.
A mais de 10 anos eu prático essa ação,agora fiquei com medo oq devo fazer se já virou um hábito
Pare. Simples assim.
Faço isso há uns 20 anos, algumas vezes por dia , e quase natural.
Eu fazia muito isso mas agora quando so mecho a cabeca de um lado para o outro doi o início traseiro da cabeça
Eu fiz isso e não sei se é psicológico mas sinto augo errado oque faço???
Olá! Infelizmente não temos essa informação. Apenas um profissional de saúde poderá te auxiliar. Att;