Primeiro centro de reabilitação pós-Covid de MG inicia atendimentos a pacientes em Uberlândia

Foto: Araípedes Luz/Secretaria de Governo e Comunicação

Inaugurado na última segunda-feira (9), o Centro Vida – Programa Municipal de Reabilitação em Saúde já recebeu os primeiros pacientes. O local é o primeiro de Minas Gerais com atendimento multiprofissional exclusivo para pacientes que foram diagnosticados com Covid-19, ficaram internados, e agora precisarão de cuidados contínuos.

Após 30 dias internado na unidade Centro do Hospital Municipal, o microempresário Willian de Moraes, de 60 anos, foi um dos primeiros pacientes atendidos no espaço, que será referência para a reabilitação cardiovascular, respiratória e motora. Nesse primeiro contato com a equipe do Centro Vida, passou por uma avaliação que permitirá à equipe adotar o melhor plano de cuidado de acordo com as suas necessidades. Uma atenção que, segundo o microempresário, vem para ajudar nos próximos passos após a alta.

“Fiquei 30 dias internado e estava muito preocupado em como ficaria a minha saúde, minha vida, depois que eu saísse do hospital. Ao saber da inauguração do Centro e receber o contato para a avaliação médica, fiquei muito feliz e bem menos preocupado, porque eu sei que vou ter esse acompanhamento”, relatou.

A equipe do Centro Vida é formada por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistente social, psicólogos, médicos e enfermeiros, a fim de oferecer um acompanhamento completo para que o paciente recupere a saúde, a reinserção social e tenha qualidade de vida. O setor que realiza a dispensação de equipamentos de oxigenoterapia e ventilação mecânica não invasiva também fará parte do Centro Vida, para facilitar o acesso às famílias e aos pacientes.

De acordo com a coordenadora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Marcella Furtado de Souza, no Centro Vida só serão atendidos os pacientes com alta recente que já sairão da unidade hospitalar com o agendamento para a reabilitação no local.

“A equipe médica da unidade hospitalar que acompanhou o paciente será responsável por direcionar para a reabilitação no Centro. No entanto, estamos fazendo um monitoramento via prontuário eletrônico para identificar e captar pacientes que ainda não tenham iniciado a reabilitação. De toda forma, é bom reforçar que as pessoas que tiverem dúvidas podem procurar as unidades de saúde de referência. As equipes estão preparadas para fazer a avaliação e, caso identifique a necessidade do serviço especializado, fazer o encaminhamento para o Centro Vida”.

Localizado no centro de Uberlândia, na avenida Rio Branco, nº 49, o local funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.