Faculdade Moinhos promove II Jornada do Grupo do Pé

Procedimento de cirurgia ortopédica que substitui, remodela ou realinha uma articulação, a artroplastia se destina a diversas partes do corpo humano, conforme a necessidade. Mas esse tipo de intervenção cirúrgica no tornozelo é nova, quando comparada às indicadas para o joelho e o quadril, que são frequentes e mais conhecidas pelos pacientes. A novidade nos centros cirúrgicos resulta em dúvidas dos profissionais que buscam se atualizar sobre a técnica.

Para que os especialistas que realizam o procedimento há alguns anos possam compartilhar suas experiências, o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), aborda a artroplastia na II Jornada Do Grupo do Pé, que acontece na quarta-feira (13). No evento, ortopedistas de todo o país vão poder discutir as vantagens e desvantagens da técnica. A conferência online e gratuita integra o projeto Moinhos Science Symposium e terá início às 19h30. As inscrições podem ser feitas pelo site da instituição e a programação será transmitida ao vivo pelo canal da Faculdade Moinhos no YouTube.

Artrose do tornozelo

Segundo o médico do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Moinhos de Vento, José Antônio Veiga Sanhudo, a artrose do tornozelo é uma desordem muito prevalente na população em geral. Diferente da patologia em outras articulações dos membros inferiores, ela geralmente ocorre por sequela de fraturas e costuma aparecer em indivíduos mais jovens.

“O tratamento tradicional deste problema é a artrodese, que elimina a dor, mas limita os movimentos da articulação. A artroplastia do tornozelo é um procedimento relativamente recente no nosso meio porque o desenvolvimento dos implantes para esta técnica ocorreu depois dos implantes para outras articulações”, esclarece o traumatologista que também é presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia de Tornozelo e Pé.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.