Caminhada Outubro Rosa: conscientização sobre câncer de mama e vida saudável

A 2ª edição da Caminhada do Centro de Oncologia Campinas (SP), que integra as ações do Outubro Rosa, será realizada neste sábado (23), a partir das 7h30, no distrito de Barão Geraldo. A iniciativa tem o objetivo de orientar e conscientizar sobre a detecção precoce do câncer de mama, mas também é um lembrete do quanto as atividades físicas são importantes para minimizar os riscos do câncer e de inúmeras outras doenças.

Os exercícios regulares têm efeitos tanto protetivos quanto adjuvantes do tratamento, reforça a profissional de educação física Emilianne Miguel Salomão. Com especialização em oncologia, área em que atua há 20 anos, Emilianne explica que as atividades físicas são aliadas antes, durante e após o tratamento contra o câncer. No Centro de Oncologia Campinas, a profissional integra a equipe multidisciplinar que trata todos os aspectos relacionados ao paciente, inclusive o condicionamento físico.

“A atividade física faz parte do tratamento oncológico. Ameniza os sintomas da quimioterapia e da radioterapia e recupera a massa muscular comprometida pela doença”, enumera, acrescentando outros aspectos positivos. “Também contribui para combater a fadiga extrema e a falta de sono e traz bem-estar”.

Ao contrário do que alguns imaginam, lembra Emilianne, o repouso não é a forma indicada de combater a fadiga extrema. “Quanto mais um paciente fica parado, mais fadiga ele sente. A atividade física tem a capacidade de trazer o estado de bem-estar por meio da liberação da endorfina, hormônio que também está ligado à sensação de bem-estar”, detalha.

Para que questões como o tipo de atividade, a regularidade e a intensidade da prática tenham o encaminhamento correto, é essencial que o paciente oncológico receba acompanhamento profissional. “O COC trabalha com uma equipe multidisciplinar porque todos os profissionais precisam interagir. O médico, educador físico, nutricionista, enfim, todos devem estar envolvidos no processo para garantir o melhor cuidado ao paciente”.

Exercícios físicos regulares podem diminuir em até 30% os riscos do câncer de mama. Para que tenham os efeitos esperados, os exercícios dependem da regularidade. Nesse caso, segundo a Organização Mundial de Saúde, são necessários 150 minutos semanais de exercícios físicos moderados. E Emilianne confirma que a caminhada é a atividade física mais democrática que existe. “Todos podem praticar, em qualquer lugar, desde que haja segurança e acompanhamento”.

Caminhada

As inscrições para a ‘2ª Caminhada Outubro Rosa – Entre de peito nessa luta!’ ficam abertas até sexta-feira (22). Custam R$ 55,00 (com taxa) e devem ser feitas pelo link bit.ly/3CREVP7. É também possível se inscrever na recepção do COC (Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo). Todo o dinheiro arrecadado será doado a uma instituição de caridade de Campinas. O kit de participação é composto por bolsa, camiseta, squeeze e álcool em gel.

A concentração terá início às 7h30, na sede do Centro de Oncologia Campinas. O percurso de 3 km passará por ruas do distrito de Barão Geraldo, com acompanhamento da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), que disponibilizará agentes para controle do tráfego de veículos.

A caminhada tem apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. O evento foi idealizado de forma a respeitar as regras sanitárias contra a disseminação da Covid-19.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.