Dia Internacional da enfermagem: Dedicação e muito amor pela profissão

Neste dia 12 de maio se comemora, mundialmente, o Dia da Enfermagem e do Enfermeiro. A data foi escolhida em homenagem à Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820 e considerada a “mãe” da enfermagem moderna. No Brasil, a data também lembra Ana Néri, primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares.

De acordo com dados do COFEN (Conselho Federal de Enfermagem), no estado de São Paulo são 680.831 profissionais entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e obstetrizes. No Hospital Universitário de Jundiaí (SP) são 341 profissionais divididos em quatro turnos.

Em tempos de pandemia, esses profissionais se dedicaram dia a dia para prestar assistência a nossa população. Para a técnica em enfermagem, Joyce Kelly da Silva Sepulvida, 37 anos, trabalhar na área da enfermagem é um ato de amor. “Trabalho faz sete anos na UTI Neonatal, na pandemia ficamos com muito medo, mas enfrentamos nossos sentimentos para prestar assistência aos nossos pequenos. A gente faz de tudo pelos bebês e muitas vezes choramos escondidas”.

Antônio Narciso Pauli Jr, 43 anos, está a três meses na instituição trabalhando como técnico em enfermagem na UTI Infantil e se diz surpreso com o acolhimento dos colegas de profissão. “Trabalhar no HU é uma realização, e trabalhar na UTI infantil é desafiante. Procuro estudar e me informar cada dia que passa para poder atender todas as situações e atendimentos da área”.

Para Karina Sabino Rodrigues Pedroso, 26 anos, técnica em enfermagem no centro cirúrgico e empregada pela primeira vez na área saúde, trabalhar diretamente nos partos é uma atividade prazerosa. “A cada nascer é diferente, é uma nova vida, uma nova história. Nós da enfermagem fazemos um bem a sociedade e estamos sempre prontos para prestar assistência”.

A equipe de enfermagem do HU é composta de profissionais dedicados, com excelência no atendimento e tem como prioridade absoluta o amor e o cuidado com cada paciente. Para homenageá-los, a instituição está promovendo diversas atividades neste dia como: café especial, procedimentos estéticos, culto ecumênico, sorteios e palestras.

Enfermagem é agir no momento certo. É saber que existe o perigo, mas intervir com coragem. Enfermagem é não retroceder, não vacilar e abraçar a grande responsabilidade da profissão com eficácia e determinação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.