Um dos métodos mais eficazes para o tratamento de obesidade mórbida é a cirurgia bariátrica. Contudo, alguns pacientes se sentem muito incomodados com o excesso de pele após emagrecer e opta pela cirurgia plástica.
Além desse desconforto, muitas vezes a cirurgia plástica é uma indicação clínica e, obviamente, o paciente deve estar com as condições de saúde necessárias para a realização do procedimento.
Várias são as cirurgias reparadoras pós-bariátrica. “As principais são a abdominoplastia, a mamoplastia, a braquioplastia, que consiste na redução da pele dos braços, e a cruroplastia, na região das coxas”, explica a Dra. Tatiana Moura, Cirurgiã Plástica do Hospital Albert Sabin (HAS). Um pouco mais raro, há também a torsoplastia, que é a retirada de pele das costas.
A cirurgia plástica pós-bariátrica deve ser realizada somente após o paciente atingir a meta de emagrecimento e com a liberação do cirurgião bariátrico, além da constatação da normalidade nos exames clínicos que antecedem toda cirurgia.
Normalmente, a indicação para o procedimento é em torno dos seis meses em que a pessoa já estiver com o peso estável, no mínimo. Esse prazo colabora com menor sangramento durante a cirurgia e, consequentemente, a recuperação será mais célere.
“Comparativamente, o que fazemos é o ajuste de uma roupa que está larga. Retiramos aquela pele que está sobrando para um maior conforto, de acordo com cada paciente. O procedimento, como todos os outros invasivos, deixa cicatrizes, porém, a pessoa faz uma ‘troca’, ou seja, a flacidez pelas marcas”, diz a Dra. Tatiana.
Entretanto, com as mais modernas técnicas e planejamento personalizado para cada cirurgia, tais cicatrizes podem ser reduzidas e/ou “escondidas” ao máximo.
O Hospital Albert Sabin, referência na zona oeste de São Paulo, dispõe de um centro cirúrgico com equipamentos de última geração e conta com os mais experientes e renomados médicos especialistas para procedimentos plásticos e outros.
“O paciente, ao realizar a cirurgia bariátrica busca também a melhora da autoestima e, nesses casos, a cirurgia plástica após esse procedimento colabora em muito para essa finalidade, além, claro, da boa manutenção da saúde”, finaliza a médica do HAS.
Escute a Dra.: