Série no YouTube aborda saúde mental de crianças e adolescentes

O canal Saúde da Infância, da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, mantenedora do Hospital infantil Sabará, leva ao ar a partir de hoje uma série de sete episódios, com cerca de dez minutos cada, sobre saúde mental, com alguns dos temas que mais afligem crianças, adolescentes e suas famílias. Publicados no canal do YouTube da instituição, os vídeos abordarão assuntos como distúrbios alimentares, bullying, suicídio, excesso de telas e questões envolvendo sexualidade.

A curadoria de conteúdo médico ficou por conta da própria Fundação, mas foram duas influenciadoras teen, MC Soffia @mcsoffia e Valentina Schultz @valentina.schultz, as convidadas para apresentar a produção. Elas falam diretamente com a sua geração, de maneira descontraída e direta. Os vídeos mostram como identificar os sentimentos, o que é possível fazer para lidar com eles, e quando chega o momento de pedir ajuda a especialistas.

Cada episódio conta com a participação de um adolescente compartilhando sua vivência pessoal com o tema – o que torna a série um espaço sem tabus, onde a garotada pode se identificar e aprender com a experiência dos outros. José Luiz Setúbal, pediatra e presidente da Fundação, conta: “Queríamos deixar os jovens falarem, do jeito deles, com a estética deles, mas com a responsabilidade dos nossos profissionais de saúde por trás, já que são assuntos extremamente sensíveis, e ainda cheios de estigmas”.

Saúde da Infância

O Canal existe desde 2019 e é uma iniciativa pioneira, por tratar exclusivamente dos temas relacionados à saúde das crianças, com a chancela da maior instituição da área no país. A assinatura da websérie é da Plano Astral Filmes, produtora da cineasta Cecilia Engels, que se dedica a projetos com propósito educacional, cultural e com potencial de transformação social.

Assista ao primeiro episódio aqui.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.