As artes são todas as formas de expressão verbal e não verbal, com intuito de comunicar e despertar sensações nas pessoas.
A partir desse conceito, a arte começou a ser usada como terapia, principalmente no tratamento de pessoas com doenças mentais.
No Brasil, foi a médica e psiquiatra brasileira Nise da Silveira, quem revolucionou os modos de tratamento dentro de centros psiquiátricos e comunidades terapêuticas.
Neste sentido, mostrou o quanto a arteterapia pode ajudar no tratamento de pacientes, de forma respeitosa, eficaz e digna.
Hoje, a arteterapia continua sendo utilizada no contexto hospitalar, auxiliando a terapia ocupacional nos processos que promovem a saúde integral do paciente, não só o psiquiátrico, mas também, em outros tipos de questões.
Exemplos de arteterapia usada em hospitais
O uso da arte como recurso que promove bem estar físico, mental e social pode ser aplicado em vários grupos de pacientes, como adultos, idosos e crianças.
Veja alguns exemplos de artes visuais que podem ser usadas no hospital.
Atividades para adultos, crianças e idosos
Para trabalhar na terapia individual com adultos, crianças e idosos a arteterapia oferece diversas atividades, como pintura em tela, jogos, musicalização, dança e artes plásticas.
Em um clube de gestantes, por exemplo, a arte com pinturas e colagens se tornaram importantes atividades para trabalhar questões ligadas às emoções, sentimentos, enfrentamento de dificuldades pós cirurgias e trabalhar as perdas.
Os materiais mais acessíveis são os papéis, jornais e materiais reutilizáveis como os vidros, garrafa pet e caixas de papelão.
Para a colagem em vidros, apenas uma cola especifica para trabalhos com acrílico ou vidro, o mesmo produto para soluções domésticas consertando vidro quebrado, poderá ajudar.
As demais artes com crianças podem envolver contação de histórias, teatro com palhaços e demais dramatizações que podem também ser aplicadas em um processo grupal.
Benefícios da arteterapia no contexto hospitalar
O objetivo da arteterapia é promover um bem estar integral das pessoas, usando a criatividade como forma de controle e reconhecimento de emoções, sentimentos e situações cognitivas mesmo no contexto hospitalar, entre outros benefícios.
Trabalha os sentimentos e emoções dos pacientes
Um dos grandes benefícios da terapia através das artes é a expressão de sentimentos e emoções, que muitas vezes, no contexto hospitalar fica tão difícil trabalhar.
Podendo também, ser usada como uma forma de falar sobre saúde mental sem julgamento com pacientes.
Ajuda no processo pós operatório
Nos casos de processos pós operatórios, a arteterapia pode ajudar na recuperação após a anestesia e no enfrentamento das dificuldades que possam acometer o paciente.
Explora o campo da imaginação e incentiva a criatividade
Outro benefício é a exploração do campo imaginário do paciente, que por algum motivo, possa estar bloqueada, enquanto sua internação e tratamento.
Melhora o condicionamento cognitivo do paciente
Dependendo do tipo de atividade, a arteterapia estimula a concentração e atenção, bem como, promove benefício ao funcionamento da memória.
Além disso, usar arte no tratamento ajuda na reflexão de pensamento, no aumento dos níveis de autoestima, no controle da ansiedade e estresse do paciente durante sua estadia no contexto hospitalar.
A “psicologia da arte” no olhar de Osório Cesar: leituras e escritos1 – Arley Andriolo – Universidade de São Paulo , Instituto de Psicologia
Interessante e muito importante para ampliarmos nosso conhecimento acerca do uso da arte em tratamentos psiquiátricos lermos o referido artigo, conhecendo Dr Osório César que ,em 1925, já estudava e usava as expressões artísticas dentro do contexto psiquiátrico.