A essência da Enfermagem nas dimensões do cuidar é tema de debate

Em comemoração ao Dia do Enfermeiro e do Técnico de Enfermagem, celebrados nos dias 12 e 20 de maio, o Hospital VITA, de Curitiba (PR), promoveu entre os dias 7 e 11 a 5ª Semana de Enfermagem da Rede VITA. O encontro anual tem como proposta debater, gerar conteúdo e reciclar os profissionais da área que atuam no Hospital.

Segundo a superintendente operacional do VITA, Neidamar Fugaça, o seminário é uma homenagem a este profissional que se dedica ao cuidado e bem-estar do paciente. “A enfermagem está presente durante todo o período em que a pessoa está hospitalizada, por isso, ao promover uma programação voltada à enfermagem prestamos uma homenagem e reconhecimento ao profissional”, enfatiza.

O mote deste ano foi a “A Essência da Enfermagem nas Dimensões do Cuidar”, durante a Semana foram realizadas palestras, bate-papo, teatros, dinâmicas em grupo e talk show sobre “A construção do cuidar sob o olhar da equipe multiprofissional”, “A infecção hospitalar e suas implicações para o cuidado da enfermagem”, “A construção do cuidado de si mesmo na formação profissional”, “O significado do cuidado para os profissionais de enfermagem”, “O cuidar em saúde: um ato humanizado”, “Contribuições éticas no processo de cuidar”, “A empatia como essência no cuidado prestado ao cliente pela enfermagem”, “O cuidado centrado do paciente no dia a dia da enfermagem”, “Cuidado: trabalho, interação e saber nas práticas da enfermagem”, entre outros assuntos.

A gerente de enfermagem do Hospital VITA, Claudimeri Dadas, explica que a equipe de enfermagem tem buscado o melhor cuidado para o paciente. “Ter mecanismos que nos apoiam como uma certificação que direciona à criação de protocolos que orientam para seguir o melhor caminho e apontar qual é o melhor protocolo de gestão para garantir qualidade na assistência prestada ao paciente”, explica. Ela destaca também que a enfermagem do VITA busca a valorização pessoal, mas com foco na satisfação do paciente, já que este é a essência e é por ele que os profissionais de enfermagem estão na instituição. “Trabalhamos todos os dias com um objetivo – cuidar do nosso paciente para que ele saia bem daqui”, ressalta.

Claudimeri conta que o VITA foi pioneiro em vários direcionamentos do cuidado prestado, foi o primeiro com o Protocolo de Manchester, há seis anos, foi também o precursor na Sistematização da Assistência de Enfermagem e implantação das necessidades humanas básicas, na implantação do diagnóstico de enfermagem e também na gestão de riscos dentro do cuidado prestado ao paciente, como escalas de gestão do cuidado para prevenção de Tromboembolismo Venoso (TEV), de quedas e lesão por pressão. “Agora nosso trabalho tem como foco o cuidado centrado na pessoa para resgatar a humanização da essência e do cuidado da valorização da pessoa como indivíduo único”, conclui.

Enfermagem em destaque – A equipe do Hospital VITA possui vários reconhecimentos, um deles foi oferecido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) como o de melhor enfermagem de hospital privado do Estado. Além disso, recebeu o prêmio de Prevenção de Lesão de Pele, promovido pela 3M do Brasil, que é uma auditoria realizada dentro das instituições que validam o hospital como diamante na prevenção de lesões de pele.

A Semana de Enfermagem contou também com oficinas de bem-estar e cuidados pessoais, como limpeza de pele e quick massage, além de sessão de cinema.​

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.