A importância da suplementação oral para pacientes em internação

De acordo com especialistas, a atenção à nutrição é um importante fator para a recuperação dos pacientes em internação, no entanto, nem sempre os recursos como a suplementação oral estão disponíveis nos hospitais brasileiros.

Para Isabel Lopes, nutricionista e gerente de produto da B. Braun Brasil – empresa especialista em insumos médicos e farmacêuticos, a nutrição adequada contribui para a melhora do estado de saúde do paciente, diminuindo seu tempo de internação. “Quanto mais precocemente agirmos para evitar a desnutrição, melhores são os resultados. Investimento em nutrição não é gasto”, afirma a especialista.

No Brasil, 37,25% dos pacientes apresentam desnutrição durante a internação e a Terapia Nutricional Oral contribui para a redução de 37% no risco de mortalidade dos pacientes hospitalizados e desnutridos ou em risco de desnutrição. Os dados são do parecer técnico científico: ‘Adição da Terapia Nutricional Oral no reembolso do procedimento no SUS’.

Profissionais em nutrição e entidades do setor, como a BRASPEN (Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral) têm se unido para solicitar a ampliação da terapia nutricional, com a inclusão da suplementação oral, para os pacientes em internação no Sistema Único de Saúde (SUS). A solicitação recebeu parecer desfavorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), mas os esforços do setor para reverter a situação continuam em campanhas e conscientização.

Devido à importância da suplementação, o mercado de insumos médicos e farmacêuticos tem investido em novidades para o setor. A B. Braun, por exemplo, está trazendo para o Brasil a linha Nutricomp Gourmet, voltada para consumidores que precisam enriquecer a sua alimentação. O primeiro produto da linha a chegar ao mercado é a Nutricomp Gourmet Soup, uma fórmula exclusiva em formato de sopa líquida, pronta para uso e voltada para nutrição enteral (por meio de sonda) e oral.

Desenvolvido para fins médicos especiais, o produto é rico em nutrientes, como calorias, proteínas, vitaminas e minerais. Para vencer bloqueios dos pacientes em relação ao gosto e monotonia do consumo dos suplementos diariamente, o Nutricomp Gourmet Soup pode ser consumido como uma refeição, e também como ingrediente nas receitas. Inclusive, a empresa disponibiliza online um livro com receitas diversas para o preparo do produto. O projeto Let’s Cook da B. Braun desmistifica a alimentação voltada para pessoas com necessidades nutricionais especificas por meio da gastronomia.

“A alimentação tem um papel fundamental na saúde das pessoas e, ingerir a quantidade certa de nutrientes necessários para manter todo o organismo saudável traz muitos benefícios para o nosso dia a dia, principalmente se a pessoa tiver algum distúrbio nutritivo”, afirma Isabel.

A B. Braun também disponibiliza mais informações sobre nutrição em seu site.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.