Ação na Pediatria do Hospital Amaral Carvalho ressalta a importância da doação de sangue e plaquetas

Crianças e adolescentes em tratamento no Hospital Amaral Carvalho (HAC), em Jaú (SP), participaram de uma atividade lúdica, no dia 10 de dezembro. Com fantasias e pinturas faciais, os pacientes da Pediatria foram fotografados e filmados por voluntários com o objetivo de ressaltar a importância da doação de sangue e plaquetas e o cadastro para doação de medula óssea.

Super-heróis, princesas e até clássicos personagens, como Chaplin, foram alguns dos figurinos escolhidos pelos pequenos para demonstrar sua força na luta contra o câncer e doenças no sangue na sessão de fotos. “Eles se divertiram bastante, brincaram e posaram de modelos. A atividade foi ótima, pois possibilitou a descontração dos pacientes e acompanhantes, que puderam esquecer por algumas horas a rotina hospitalar”, conta a cancerologista pediátrica responsável pelo serviço, Larissa Bueno Polis Moreira.

Além de alegrar a turminha, a iniciativa dos voluntários teve como foco o incentivo às doações. “A médica nos explicou que os pacientes precisam constantemente de transfusões de sangue e plaquetas por conta do tratamento, e para alguns, o transplante de medula óssea é a única possibilidade de cura”, ressaltou uma das organizadoras da ação, Daniele Barbosa.

Para ajudar a divulgar a importância do gesto solidário para os pequenos guerreiros e os milhares de brasileiros que, anualmente, procuram o HAC para tratamento, o grupo desenvolveu o projeto “Fotos que Salvam”, que consiste na produção de uma exposição de fotos na cidade e a edição de um vídeo para as redes sociais, tendo como objetivo sensibilizar a população e atrair novos doadores.

A campanha, que deve ser lançada ainda em dezembro, teve apoio de várias pessoas e empresas da região. “Somos muito gratos a todos que colaboraram de alguma maneira e nos ajudaram a fazer a diferença como cidadãos”, agradeceu Daniele.

Quer ajudar também?

Para doar sangue ou plaquetas, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos, estar descansado e alimentado e apresentar documento oficial com foto. Informações sobre outros requisitos específicos para cada tipo de doação e o cadastro no banco de doadores de medula óssea estão no site: bit.ly/2Ehg0cK

O Hemonúcleo do Hospital Amaral Carvalho realiza coletas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h e aos sábados, das 7h30 às 12h – exceto feriados.

Informações: (14) 3602-1355

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.