ADJ Diabetes Brasil promove campanha nacional de retinopatia diabética

A ADJ Diabetes Brasil está promovendo a campanha nacional “Fique de olho – Retinopatia Diabética”, que visa sensibilizar as pessoas com diabetes e, ao mesmo tempo, transmitir o conhecimento adequado para promover a prevenção e estímulo ao diagnóstico precoce da complicação. Já são cerca de 16 milhões de pessoas com diabetes, no país, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por começar silencioso, na maioria dos casos, o diabetes provoca sérias complicações, entre elas a retinopatia diabética. Esta afeta cerca de 40% das pessoas com diabetes. As altas taxas de glicemia degeneram a retina e, com o tempo, a visão pode ser afetada, sendo a principal causa de cegueira.

A retinopatia diabética pode ser de dois tipos: a não proliferativa, forma inicial da doença que é detectada quando os vasos do fundo do olho estão danificados, causando hemorragia e vazamento de líquido da retina, chamado de Edema Macular Diabético; e a proliferativa é diagnosticada quando os vasos da retina ou do nervo óptico não conseguem trazer nutrientes para o fundo do olho e por consequência, há formação de vasos anormais, que causam o sangramento.

Além de sensibilizar as pessoas sobre os riscos da retinopatia diabética, a campanha também tem como objetivos específicos: educar as pessoas para que mudem seus hábitos e consigam controlar as taxas de glicemia, incentivar a visita ao oftalmologista regularmente, para realizar os exames preventivos de visão.

A iniciativa passou pelo município de Salvador e Aracaju, e passará em Curitiba, São Paulo e Vitória. Para a realização destas ações, a ADJ Diabetes Brasil conta com o apoio da Abbott, da Bayer e da Novartis.

Informações: www.adj.org.br

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.