Alternativa para cicatrização, Oxigenoterapia Hiperbárica é procedimento assegurado para as vítimas de queimadura

Estimativas do Ministério da Saúde apontam que mais de 100 mil pessoas por ano são vítimas de acidentes envolvendo queimaduras no país. Mesmo com o número alarmante, muitos pacientes e até mesmo profissionais da saúde desconhecem toda a gama de possibilidades de assistência e alternativas indicadas para auxiliar no tratamento em casos desta natureza.

Um dos recursos para uma melhor cicatrização é o tratamento por meio da oxigenoterapia hiperbárica (OHB), que consiste na respiração de oxigênio puro, em pressões maiores do que a pressão atmosférica ambiente no nível do mar. Para isso, os pacientes são colocados em uma câmara de paredes rígidas e resistentes à pressão, denominada de câmara hiperbárica.

A Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem) investe em cursos de aperfeiçoamento em Medicina Hiperbárica e reitera a importância das vítimas conhecerem esse tratamento complementar para sua recuperação, disponibilizado inclusive pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Desde 2011, o tratamento foi incluído pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no rol de procedimentos com cobertura obrigatória pelos planos de saúde.

Todos os pacientes com queimaduras agudas de 2º ou 3º grau podem ser beneficiados. O efeito primário da oxigenoterapia hiperbárica é o aumento da pressão parcial do oxigênio no sangue e da quantidade de oxigênio dissolvido no plasma. Esse grande aumento de oxigênio dissolvido no plasma permite que as funções de cicatrização e reparação do tecido sejam exercidas, além de possibilitar o combate de processos infecciosos e ajudar na adaptação e integração de enxertos na pele.

“É preciso, cada vez mais, oferecer alternativas de tratamento às pessoas, garantir que saibam quais são suas possibilidades. No caso das vítimas de queimaduras, são milhares de pessoas acometidas por situações desta natureza e muitas precisam de tratamentos rigorosos. A Oxigenoterapia Hiperbárica é um procedimento assegurado e que está disponível nas redes de saúde pública e suplementar”, reforça o especialista em Direito Médico e presidente da Anadem, Raul Canal.

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO

A Universidade Corporativa Anadem (UCA) conta com um Curso de Aperfeiçoamento em Medicina Hiperbárica. Para saber mais e fazer a sua inscrição, acesse o link ou ligue para (61) 99603-7709. O curso é gratuito para associados.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.