Ao completar 55 anos, Pró-Saúde expande modelos de negócios

Paciente do Hospital de Campanha do Hangar se reencontra com a família no momento da alta hospitalar. Foto: Pró-Saúde

A Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão hospitalar do país, celebra nesta quinta-feira (9) 55 anos de história. Especializada em fornecer inteligência de gestão, já acumula em seu portfólio mais de 145 unidades saúde, em todas as regiões do país, além de cases reconhecidos nacionalmente.

Com uma vasta atuação no setor público, a entidade vem se consolidando também no mercado privado, como em projetos recentes no Mato Grosso, Santa Catarina, Goiás, Paraná e Minas Gerais — este último foi onde a associação começou a escrever sua história em 1967, na pequena cidade mineira de João Monlevade, a partir da tradição católica de cuidados assistenciais.

Essa expertise, construída ao longo das últimas cinco décadas, foi fundamental para o enfrentamento à pandemia da Covid-19. Durante a crise no abastecimento de insumos no País, a instituição manteve estoque abastecido nos hospitais localizadas em diversos estados do país — desde grandes centros metropolitanos a regiões remotas da Amazônia brasileira —, nenhuma das 24 unidades gerenciadas pela entidade filantrópica enfrentou desabastecimento de insumos, mesmo no período mais agudo da crise mundial.

Enquanto o mercado externava preocupação em relação ao desabastecimento de medicamentos e equipamentos de proteção individual, que sofriam altas de até 1.000%, a Pró-Saúde centralizou a negociação junto aos fornecedores, por meio de seu escritório corporativo, assegurando menores preços, estratégia que gerou uma economia de até 40%, em 2021, ano marcado pela segunda e mais grave onda da pandemia — e entregando uma economia significativa para seus clientes.

“Todos os pacientes encaminhados às unidades de saúde que gerenciamos receberam atendimento digno e adequado”, resume Fernando Paragó, diretor corporativo Médico da Pró-Saúde. Ele explica que o desempenho conquistado pela associação diante da pandemia está diretamente ligado aos processos de governança. “Um contexto que envolve a governança clínica e assistencial. Além, é claro, da capacidade e do comprometimento dos nossos profissionais da assistência, dos médicos, das equipes administrativa e de manutenção, enfim, foi — e continua sendo — uma experiência importantíssima para todos nós”, acrescenta o executivo.

Em Belém, capital paraense, realizou a gestão do Hospital de Campanha, principal referência para atendimento de casos graves da Covid-19 no Norte do país.

Gerenciado pela instituição entre dezembro de 2020 e outubro de 2021, o Hospital de Campanha disponibilizou 420 leitos, entre enfermaria e UTI. No local, foram recuperados mais de 4,9 mil pacientes, que puderam voltar para suas famílias. A unidade ganhou projeção nacional ao dar apoio à pacientes oriundos do estado vizinho, Amazonas, em meio ao caos decorrente do desabastecimento de oxigênio, mão de obra e insumos.

“A pandemia da Covid-19 é um marco histórico, principalmente no setor da saúde. Em um momento tão conturbado, a Pró-Saúde provou sua solidez e estabilidade, superando os desafios com inteligência em gestão”, ressalta Danilo Oliveira da Silva, diretor corporativo de Operações da Pró-Saúde.

Integridade

O crescimento da atuação da Pró-Saúde no mercado privado da saúde ocorreu logo depois que a Alta Direção priorizou investimentos em governança corporativa e integridade institucional — temas imperativos para longevidade das empresas e atuação num mercado cada vez mais competitivo e exigente.

Aprimorado em 2019, o programa de Governança Corporativa da Pró-Saúde trata das relações entre os diversos públicos — internos e externos.

Para Samantha Domingues de Araujo, superintendente executiva de Integridade, “o treinamento constante dos profissionais, o amadurecimento e a seriedade resultaram no fortalecimento da confiança institucional junto ao público”.

Um exemplo, ela diz, foi o Canal de Denúncias que passou a ser reconhecido como um meio confiável de resolução de problemas e conflitos. “Hoje atendemos três vezes mais do que no passado. E esse dado, para nós, é um bom sinal. O foco agora é o fortalecimento das iniciativas implementadas”, destaca.

São demandas importantes pois, além de identificar riscos e condutas irregulares, dão origem a planos de ação, melhorias nos processos e implementação de novos treinamentos, que fortalecem a instituição como um todo.

Em alinhamento às principais práticas de mercado, a entidade também implementou recentemente a avaliação de todos os parceiros. “Todos aqueles que se relacionam de alguma forma com a Pró-Saúde, seja na celebração de convênios, contratações, fornecedores ou até parcerias, são avaliados. Isso confere transparência e segurança nas nossas relações”, enfatiza Samantha.

Os resultados desse trabalho foram reconhecidos e atestados pelo mercado. Pesquisa realizada pela fundação Dom Cabral, publicada pela revista Época Negócios, da editora Globo, posicionou a entidade entre as cinco mais bem sucedidas experiências em governança corporativa na área da saúde. A publicação avaliou que os processos de governança e integridade fortaleceram a atuação e permitiram superar desafios com segurança e solidez.

Adotar iniciativas de governança é um diferencial competitivo. “A sociedade se preocupa cada dia mais com os relacionamentos que as empresas cultivam, sua responsabilidade social, postura correta e preocupação em promover transformação na comunidade. O importante não é somente o que a empresa faz, mas como ela faz”, finaliza a superintendente.

Recente pesquisa externa feita pelo Datafolha, um dos mais respeitados institutos do país, constatou que nove em cada dez usuários atendidos (90%) em um hospital gerenciado pela Pró-Saúde aprovaram o serviço de receberam — percentual que posiciona a entidade na zona descrita como de excelência, formada por empresas que geraram alta satisfação entre seus usuários e são referências em seus mercados.

Redação

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