Aprovado projeto para prevenir depressão pós-parto de adolescente

O Projeto de Lei 130/19, de autoria da deputada federal Renata Abreu (Podemos-SP), foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados. A proposta garante às adolescentes gestantes e mães, no período pré e pós-natal, tratamento psiquiátrico, psicológico e odontológico pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

“Como forma de prevenir a depressão pós-parto, o projeto altera o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que já prevê o atendimento psicológico à gestante menor de 18 anos e à sua mãe”, explica a parlamentar.

A relatora Tabata Amaral propôs que fosse agregada assistência médica em geral à proposta de Renata, o que foi também aprovado pela comissão.

O projeto institui também a Semana da Consciência Mental Materna, a ser realizada anualmente na primeira quarta-feira do mês de maio, quando serão desenvolvidas atividades de educação, conscientização, esclarecimento e mobilização a respeito da saúde mental da mulher no período de gravidez e puerpério.

TRAMITAÇÃO

A proposta ainda será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, e, como tramita em caráter conclusivo, não precisa ser votado pelo Plenário para que seja considerado aprovado pela Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.