Arco cirúrgico: o que é, para que serve e como escolher?

Procedimentos cirúrgicos envolvem uma série de equipamentos em sua realização visando sempre a segurança do paciente e, nesse processo, a boa visibilidade é um aspecto fundamental, pois garante aos cirurgiões maior compreensão das estruturas e precisão nos movimentos.

Antigamente, os médicos cirurgiões efetuavam grandes cortes para chegar ao interior do corpo humano, uma vez que só enxergavam o que estava totalmente exposto, o que resultava em grande perda de sangue, maior risco de infecções, pós-operatórios dolorosos e lentos, além de cicatrizes extensas.

A década de 50 foi um marco para a introdução dos primeiros arcos cirúrgicos com braço em C nos hospitais e, graças à esta evolução da medicina, hoje é possível, durante a cirurgia, observar todas as estruturas internas do corpo por meio de modernos equipamentos de imagem. O arco cirúrgico substituiu com eficiência os aparelhos de raios-x fixos, que ocasionalmente atrapalhavam a mobilidade da equipe médica no centro cirúrgico.

O que é um arco cirúrgico?

Assim como o raio-x, o arco cirúrgico possibilita a radiografia estática, porém é utilizado predominantemente para imagens fluoroscópias intraoperatórias dinâmicas, demonstradas nos monitores de vídeo, o que permite que os médicos realizem movimentos precisos e monitorem com segurança o progresso das cirurgias.

Utilizado em diversas áreas, como Cardiologia, Neurologia, Traumatologia, Ortopedia e Vascular, o arco cirúrgico representa uma economia para os hospitais, pois o acompanhamento em tempo real do paciente possibilita que os médicos ajam com rapidez para realizar ajustes, o que minimizam erros e elimina a necessidade de cirurgias corretivas.

O seu design compacto exige um ambiente físico menor, se comparado ao necessário para uso dos raios-x convencionais. Além disso, o seu formato em C, proporciona diversos posicionamentos e garante que a radiação emitida seja captada adequadamente, o que gera imagens mais fiéis.

Este equipamento é composto por arcos montados sobre rodas, tubos de Raios X, colimador, painel de comando, sistema de monitores com suporte móvel e o intensificador de imagens – este item é o responsável em produzir, em tempo real, imagens digitais com milhares de tons cinza.

Vantagens da utilização do arco cirúrgico:

  • Nitidez – As imagens de alta resolução promove aos cirurgiões uma melhor visibilidade das estruturas internas do corpo.
  • Visibilidade – Entender o que acontece no interior do paciente, é fundamental para que os médicos tomem decisões mais assertivas, o que reduz a necessidade de cortes amplos e minimiza impactos no pós-operatório.
  • Recursos clínicos – A utilização do arco cirúrgico funciona como uma ferramenta para otimizar e auxiliar em procedimentos cirúrgicos variados, dos mais simples aos mais complexos.
  • Ergonomia – O design permite que a equipe movimente livremente o equipamento, posicionando-o melhor para que o cirurgião atue com mais segurança.

Como escolher um arco cirúrgico?

Os arcos cirúrgicos revolucionam a realização de cirurgias no país, principalmente porque o equipamento vem se aprimorando nos últimos anos com a adição de novos recursos. Atualmente este item é primordial para que hospitais operem de forma mais simples e prática, porém é preciso saber operá-lo, entender como fazer sua manutenção e quais cuidados tomar para garantir sua preservação e o bom uso.

Existem diversas marcas e modelos de arcos cirúrgicos que se adéquam a aplicações distintas, com diferentes potências e características técnicas e de imagem. Por isso, é aconselhado definir qual a melhor opção para as necessidades específicas do hospital, seguindo as exigências e complexidade de cada especialidade médica.

Adquirir um arco cirúrgico exige alto investimento, e é por isso que, nessa hora, contar com bons fornecedores é fundamental. Uma empresa de locação de equipamentos médico-hospitalares pode oferecer as melhores marcas do mercado, disponibilizando aparelhos novos e com alta tecnologia para colaborar com o dia a dia do hospital, deixando a rotina mais eficiente.

Clean Medical atua em todo o território nacional com mais de quatro mil equipamentos locados, todos devidamente certificados pela Anvisa. Com experiência e credibilidade no mercado, tem sede e frota própria, possui uma equipe técnica altamente qualificada e conta com um time comercial capaz de sanar todas as dúvidas e auxiliar nas melhores escolhas para centros de saúde.

Ciente da importância de oferecer aparelhos de qualidade, com tecnologia de ponta e poucos riscos de falhas, com a finalidade de afastar quaisquer riscos a vida do paciente e comprometer a reputação hospitalar, a Clean Medical acompanha de perto as tendências da área e trabalha com grandes marcas, como a Siemens e a GE.

Neste sentido, a Clean Medical disponibiliza para locação, o arco cirúrgico Siemens CIOS Select é um sistema versátil de braço C com intensificador de imagem para fluoroscopia e aquisição de imagens que estabelece novos padrões de cirurgia, porque contribui com um excelente desempenho no centro cirúrgico – da qualidade de imagem à operacionalidade, e da versatilidade à eficiência.

 

O poderoso sistema cirúrgico de raios-x móvel com intensificador de imagem ou detector plano (flat detector) possui alta tecnologia e oferece fidelidade nas imagens, sendo projetado para realizar intervenções cirúrgicas minimamente invasivas. Este equipamento robusto e compacto simultaneamente, simplifica o fluxo de trabalho no centro cirúrgico, porque combina precisão, desempenho e confiabilidade.

Apropriado para cirurgias em diversas especialidades, como Vascular, Gastroenterologia, Neurologia, Urologia, cirurgia de Emergência, Ortopedia e Cirurgia Geral, também é apto para radiografias com aquisição de imagens individuais, que podem ser utilizadas para exames de diagnóstico em Ortopedia, Cardiologia e Vascular.

Um dos principais diferenciais do CIOS Select é que ele possui alta qualidade de imagem em exames vasculares e de coluna. Detém ainda, uma das maiores capacidades térmicas da categoria e configuração com laser para cirurgias ortopédicas com posicionamento preciso, o que traz mais segurança ao médico e ao paciente.

O equipamento oferece também diversos elementos de controle intuitivo como o layout do monitor, o teclado simplificado, os eixos e os freios codificados por cores.

Características do Siemens CIOS Select:

  • Suporta cirurgias vasculares básicas devido às funções de Subtração Digital, Roadmap e Função de medição 2D1;
  • Tem regulador de dose automático, para minimização de dose;
  • Faz a correção da imagem de estruturas que circundam estruturas metálicas, como próteses, por exemplo;
  • É apoio em angiografia por Subtração Digital e Roadmap, o que permite o posicionamento preciso de cateteres em vasos sanguíneos sob fluoroscopia;
  • Realiza cálculo de ângulos e distâncias.

Por que locar equipamentos médico-hospitalares?

Na locação elimina-se o processo burocrático de financiamentos e os aparelhos estão disponíveis para entrega em curto prazo. Além disso, contempla, sem custo adicional, a instalação, manutenção periódica e treinamento – o que é essencial, porque apesar dos aparelhos mais modernos terem uma interface intuitiva, o treinamento permite que os colaboradores aprendam a manuseá-los corretamente a fim de garantir que os procedimentos sejam realizados com eficiência e qualidade.

Outro fato bastante relevante é que um equipamento com defeito pode fazer com que o centro cirúrgico fique inoperante até que sua manutenção seja realizada e acarreta prejuízo para o hospital. Diante disso, a locação gera alta confiabilidade: os equipamentos passam por um minucioso processo de vistoria, manutenção preventiva e devidas calibrações antes da entrega ao cliente, o que minimiza drasticamente defeitos futuros.

Contudo, mesmo passando por este controle de qualidade, ao longo do tempo, devido a utilização, os aparelhos podem apresentar instabilidades ou falhas. Dependendo do caso, o técnico irá in loco para realizar a manutenção ou o equipamento será substituído por outro de modelo igual ou similar pela locadora.

Confie na experiência da Clean Medical, entre em contato!

Fone: (11) 5018-1044 l (11) 98609-0750 – Plantão 24 horas

E-mail: contato@cleanmedical.com.br

Site: www.cleanmedical.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.