Artigo – Câmeras corporais: versatilidade para diferentes necessidades da saúde

A utilidade das câmeras corporais para as forças policiais já foi comprovada. Nos Estados Unidos, os equipamentos estão se tornando obrigatórios para os agentes da lei em alguns estados. No entanto, a oferta das câmeras Body Worn de plataforma aberta e com sensores cada vez menores, mais leves e mais discretos, tornaram essa tecnologia ideal para atender às necessidades de diferentes segmentos, desde o varejo até à saúde.

Deter comportamentos indesejados

Quem lida com atendimento ao público sabe que é preciso estar preparado para lidar com comportamentos violentos. Para enfermeiros, por exemplo, essa agressividade não é apenas um incômodo, mas também representa uma ameaça à própria integridade física, às operações e ao público em geral. Para estes profissionais, contar com as câmeras corporais adiciona um nível a mais de proteção que colabora para a dispersão dos envolvidos.

Na prática, quando alguém está inclinado a ameaçar a equipe e percebe que está sendo gravado, é mais provável que se acalme ou se afaste devido ao medo das consequências do comportamento agressivo. De mercearias a farmácias e unidades de saúde, cada vez mais organizações estão implementando soluções de câmeras usadas no corpo para que a equipe possa diminuir os problemas e se sentir mais segura no trabalho.

Além de impedir uma escalada de mau comportamento, a presença de câmeras pode desencorajar completamente o comportamento indesejado ou criminoso. Por exemplo, no transporte público, a implantação de câmeras corporais entre seus funcionários os protege e desencoraja outros comportamentos antissociais, do vandalismo ao lixo no chão. Da mesma forma, embora os bancos sejam um alvo para criminosos, os agentes de coleta e outros envolvidos no transporte de dinheiro podem se sentir mais seguros sabendo que tudo o que é dito ou acontece está sendo registrado, e os ladrões são menos propensos a atingi-los.

Pesquisa forense e habilitação de ação legal

Imagine que ocorra um incidente, ter uma gravação de áudio e vídeo em primeira mão colabora para estabelecer a causa ou identificar suspeitos. As imagens registram com precisão a partir do ponto de visão do usuário da câmera – um diferencial importante. As soluções disponíveis hoje podem fornecer áudio nítido e vídeos que não podem ser adulterados, que podem ser usados nas investigações e nos tribunais. Quando combinados com a vigilância por vídeo tradicional, eles fornecem informações adicionais valiosas.

Para setores que lidam regularmente com conflitos ou a possibilidade de atividades criminosas, esse respaldo é essencial. E não é preciso ir longe, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, entre 8% e 38% dos profissionais de saúde sofreram violência física em algum momento da carreira. Nesse sentido, sindicâncias sobre estes e outros eventos que envolvam pacientes e organizações de saúde ou assistência social podem usar as imagens de vídeo para chegar a uma resolução ou até mesmo apoiar que ações legais sejam tomadas quando necessário.

Ajudando a treinar a equipe

Não importa o setor, as imagens das câmeras corporais podem ser usadas como uma parte importante do treinamento porque fornecem áudio e dados visuais a partir da perspectiva do usuário, criando um ambiente de aprendizado realista. É uma maneira poderosa de compartilhar conhecimento e experiência quando os recursos de treinamento são limitados.

Em segmentos como infraestrutura crítica, os trabalhadores de manutenção podem capturar imagens do seu ponto de vista para ilustrar as rotinas de segurança, a ordem de execução de diferentes tarefas, como elas são executadas e assim por diante. Outro exemplo, são laboratórios de simulação para a preparação de equipes de saúde que lidam com traumas e emergências – uma área onde o treinamento tem consequências de vida ou morte. Os dados de áudio e vídeo podem ser revisados posteriormente para avaliar o desempenho e otimizar as técnicas.

Compliance e Responsabilidade

O Compliance é fundamental para garantir a saúde e a segurança da equipe, e que os processos e protocolos sejam mantidos – protegendo os colaboradores e a própria empresa contra processos. As soluções de câmeras corporais fornecem provas de que os funcionários estão realizando o trabalho de maneira segura e adequada e que o ambiente não representa uma ameaça. As gravações de vídeo e áudio oferecem evidências indiscutíveis de como as situações foram tratadas à medida que aconteceram.

Isso é valioso em todos os setores, mas alguns exemplos incluem: além de documentar a conformidade com os regulamentos de saúde e segurança, como higiene das mãos, as câmeras usadas no corpo também podem ajudar a gerenciar o desafio do desvio de medicamentos. A filmagem fornece a prova de que a medicação foi armazenada corretamente, além de atuar como evidência valiosa contra possíveis litígios se um paciente tiver uma reação adversa à medicação.

Provando a utilidade além da segurança e da lei

Mesmo os menores sensores de câmera corporais da Axis, com um diâmetro de menos de uma polegada, capturam imagens nítidas nas condições mais desafiadoras – seja um trabalhador de manutenção executando verificações de rotina na chuva ou um motorista de entrega deixando um pacote à noite. Apesar dos enormes avanços que tornaram isso possível, os desenvolvimentos mais impressionantes estão por vir.

Os equipamentos podem atuar como sensores, compartilhando informações valiosas nas redes de cidades inteligentes. Podem capturar um procedimento médico de ponta para ajudar a treinar a próxima geração de cirurgiões ou pegar um ladrão em flagrante para garantir que suas ações tenham consequências. Hoje, as câmeras corporais solucionam problemas em todos os setores e à medida que a tecnologia avança, novas demandas e novas formas de usar esses equipamentos sem dúvida surgirão para enfrentar os desafios de amanhã.

Sergio Fukushima é gerente técnico da Axis Communications

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.