Artigo – Como as healthtechs vêm aprimorando a jornada do paciente?

A inovação teve papel fundamental no desenvolvimento da humanidade. Nas últimas décadas, porém, este processo foi acelerado de forma jamais vista na história. As empresas que querem ser inovadoras, precisaram se adaptar aos novos tempos – não há outra receita para o sucesso. Lembro-me de quão difícil era agendar uma consulta urgente, por exemplo. Hoje, tudo está na palma das nossas mãos.

Prova disso são as healthtechs, ou seja, startups voltadas ao setor de saúde, que desenvolvem tecnologias para otimizar todo o ecossistema e têm roubado a cena por seu amplo crescimento no mercado.

Segundo pesquisa realizada pela plataforma de inovação de startups Distrito, as healthtechs receberam um grande volume de investimento, inclusive no primeiro trimestre de 2021, com valor equivalente a 85% do total investido no último ano e 324% maior em comparação ao mesmo período de 2020.

Com foco no digital, esses competidores privados da saúde atuam em várias frentes, desde aplicativos de agendamento de consultas, telemedicina e até mesmo gestão de negócios. A Doctoralia, por exemplo, está entre as healthtechs em ascensão e chama atenção por suas soluções que garantem um ambiente seguro ao paciente digital e promovem a melhor experiência deste usuário que também é exigente e bem-informado, além de buscar por serviços ágeis, práticos e que atendam às suas reais necessidades.

Mas por que é tão importante garantir a satisfação desse paciente? Bom, um modelo mais ágil, prático e, claro, pessoal e humanizado de atendimento contribui para pacientes mais satisfeitos e, consequentemente, fidelizados – algo essencial e nem sempre fácil nos dias atuais.

Num mundo ideal, a tecnologia é aliada de especialistas da saúde, clínicas e hospitais, ao digitalizar processos que exigem dedicação do trabalho humano, mas que, em apenas alguns cliques, se tornam soluções lineares, satisfatórias e fáceis de serem entregues.

Entendemos que o impacto positivo da digitalização da gestão na área da saúde acontece pelo poder da tecnologia em facilitar a organização, flexibilização e integração da base de dados de hospitais e clínicas. Com isso, o gerenciamento fica menos suscetível a falhas e o paciente recebe um serviço de qualidade superior.

A automação de processos oferecida por um sistema de agendamento online e relacionamento com o paciente, como o Doctoralia Clínicas e o CRM TuoTempo, por exemplo, promovem mais autonomia ao paciente ao mesmo tempo em que secretárias e recepcionistas otimizam a rotina de trabalho e conseguem dedicar mais tempo e atenção a quem está na sala de espera, já que a marcação online de consultas e a disponibilização de informações relevantes na internet evita ligações telefônicas desnecessárias.

Além disso, o relacionamento entre os centros médicos e seus clientes se torna mais próximo e duradouro com a possibilidade de os contatos entrarem em fluxos de comunicação compostos por lembretes perto da data agendada, pesquisas frequentes de satisfação, mensagens de agradecimento, dicas sobre saúde, convites para eventos e atualizações sobre horários de atendimentos ou sobre o quadro profissional do estabelecimento.

Ou seja, falamos de soluções que, por meio da tecnologia, estabelecem uma comunicação personalizada que humaniza o relacionamento com o paciente, mesmo que virtualmente, oferecendo um atendimento de qualidade desde o primeiro contato com o especialista, clínica ou hospital.

Com isso em mente, fica cada vez mais claro que traçar estratégias adaptadas para cada etapa da jornada do paciente é extremamente importante, já que elas refletem na experiência que os mesmos têm com o estabelecimento médico.

Ao saber o caminho que esse paciente percorre, é possível identificar melhorias que tragam benefícios realmente relevantes, como agendamento, confirmação de consulta, resultados de exames e pesquisas de avaliação depois da visita ao consultório, tudo pela internet.

 

 

Cadu Lopes é CEO da Doctoralia no Brasil, Chile e Peru

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.