Artigo – Gestão 360º e a auditoria em saúde

33

A Gestão 360º, também conhecida como feedback 360°, é definida pelo seu nome, pois é uma forma de conhecer o seu negócio como um todo, ou seja, é um monitoramento integrado em que é possível saber tudo que está acontecendo. Entre outros benefícios, esse modelo de gestão auxilia na avaliação de riscos e promove o envolvimento dos colaboradores em prol de um mesmo foco, além de tornar mais claro o caminho a ser percorrido pelos colaboradores, devido ao monitoramento de desempenho aplicado na organização. Ele permite um gerenciamento panorâmico da organização e favorece a tomada de decisões pautada em dados reais.

Requer que o gestor observe todos os departamentos como parte de um todo, com os processos padronizados, dados confiáveis e as análises em tempo real, e a implementação de uma cultura de resultados. É baseada em quatro principais pilares: planejamento, organização, direção e controle. Para gerir nesse sentido é necessário ter plenos conhecimentos da gestão de custos, de projetos, do tempo e de pessoas.

Esse resultado é possível devido a automação de processos que torna mais fácil acompanhar tudo que está acontecendo. Mas qual a relação da gestão 360º e a auditoria em saúde? Quando bem implementado, é possível atingir a excelência da qualidade, além de transparência nos processos e um ambiente sem desperdícios. Esse é o objetivo da auditoria, que tem como finalidade avaliar os processos, operações, registros, atividades e procedimentos da empresa para certificar que aquilo que foi programado seja realizado. Ou seja, permite monitorar por exemplo, os riscos por meio de mapas, gráficos e práticas de controle na área da auditoria.

 Cristiano Caveião é enfermeiro, doutor em Enfermagem, especialista em Gestão e Auditoria em Saúde e coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Auditoria em Saúde do Centro Universitário Internacional Uninter

Izabelle Rodrigues é formada em Secretariado, especialista em Gestão Hospitalar e tutora do Curso Superior de Tecnologia em Auditoria em Saúde do Centro Universitário Internacional Uninter

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

sete + 7 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.