Artigo – Gestão de Faturamento Hospitalar: os desafios da pandemia

112

Até o início de 2020, o setor de faturamento hospitalar promovia mudanças em ritmo analógico. Entretanto, com a chegada da pandemia e a necessidade de alocar parte da equipe administrativa em home office, iniciou-se um forte debate sobre os novos rumos do setor e quais tecnologias seriam adequadas para manter a agilidade dos processos e a qualidade dos resultados.

Essa corrida tecnológica não começou somente pela urgência de adaptação organizacional, mas também pela obrigação de manter as finanças das instituições sadias num cenário onde a maior fonte de receita de hospitais, as cirurgias eletivas, se encontram suspensas.

A criatividade, uma palavra muito utilizada na área de humanas, invade agora o acalorado e imprescindível diálogo sobre o futuro das contas médicas. Neste cenário, o perfil do gestor é transformado e líderes são desafiados a abrir mão de habitualidades institucionais e substituí-las pela provocação à equipe para conseguir entregas mais que satisfatórias, ou seja, extraordinárias.

Aplicar estratégias inéditas e avaliar assertivamente resultados fora da curva com base em um momento histórico tão indefinido irá criar, naturalmente, um time seleto de gestores capazes de lidar com as demandas pandêmicas e pós-pandêmicas. Velhos princípios e arranjos de trabalho antes vistos como coerentes, agora já se mostram defasados e assim é também para os requintes de liderança.

Não venho aqui trazer fórmulas mágicas para a salvação de hospitais e clínicas mas declarar que é tempo de buscar conhecimento, de tirar as ideias do papel e agir considerando a fluidez do mundo moderno. Estar pronto, neste momento, significa estar consciente de que um ciclo global se encerra e decidir lidar com o que vem pela frente com atitude integral de enfrentamento e mente contemporânea.

Jasiel Camara é o atual gestor de faturamento e recursos humanos do Hospital Santa Casa de Vitória, fundador da JS Consultoria e idealizador do Congresso de Faturamento e Auditoria do Espírito Santo. Há mais de 10 anos atua na área hospitalar em setores de faturamento, auditoria de contas, SAME, OPME, central de guias e gestão de pessoas. Jasiel também colabora com outros empreendedores e gestores do país por meio de mentoria e planos estratégicos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

três + um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.