Artigo – Hospital Pitangueiras celebra 40 anos em ritmo de qualidade e pioneirismo

Em fevereiro deste ano, depois de 20 anos atuando em administração hospitalar, assumi a direção do Hospital Pitangueiras, que desde 2018 faz parte da rede própria da Amil, controlada pela americana UnitedHealth Group. Eu tinha noção do desafio que teria pela frente, mas não podia imaginar que em tão pouco tempo me sentiria tão orgulhoso de entrar para a história do hospital, que acaba de completar 40 anos. Maduro, moderno, premiado, certificado, o Pitangueiras trabalha para fazer jus à cidade de Jundiaí (SP), estrategicamente localizada entre São Paulo e Campinas, sendo considerada a 8ª economia do estado de São Paulo e reconhecida por ter um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano do estado.

Da compra do terreno na Avenida Pitangueiras em 1979, passando pela inauguração em maio de 1982 até os dias de hoje, o hospital segue em aprimoramento constante para oferecer excelência em saúde à população da Região Metropolitana de Jundiaí – que abarca ainda os municípios de Cabreúva, Itupeva, Louveira, Jarinu, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista.

Assim como a região, é grande o nosso compromisso. Somente no município de Jundiaí, com 423 mil habitantes (dado de 2020 da Prefeitura), são mais de 261 mil beneficiários de planos de saúde, segundo a ANS. Ou seja, mais da metade da população frequenta a rede privada de saúde – isso sem contar os atendimentos particulares.

Nosso esforço no sentido de oferecer as melhores práticas em saúde é recompensado: hoje, o Pitangueiras é o único hospital da região certificado com o selo ONA 3, acreditação máxima emitida pela Organização Nacional de Acreditação, entidade que avalia a qualidade dos hospitais a partir de seus processos, protocolos de segurança, atendimento e aplicação de tecnologias. Em 2021 e em 2022, o hospital foi incluído na lista de Melhores Hospitais do Brasil elaborada pela revista norte-americana Newsweek em parceria com a empresa global de dados Statista.

Hoje somos referência em diversas especialidades, como Obstetrícia, Pediatria, Cardiologia e Cirurgia, com UTIs adulto, pediátrica e neonatal. Também temos pronto-socorro adulto e infantil 24h e maternidade equipada com serviços de ponta e atendimento humanizado. Esta, aliás, é uma área do hospital muito especial para todos os colaboradores, tendo sido reformulada em 2019 para atende à alta demanda – de acordo com dados do Observatório Jundiaí, a grande maioria dos partos no município são realizados na rede privada de saúde.

O hospital emprega diretamente mais de 750 funcionários entre as áreas assistencial e administrativa, e mais de 650 médicos compõem o corpo clínico, sendo uma importante força para a economia local. O Pitangueiras também se orgulha do seu pioneirismo na região. Em 1992, realizou a primeira cirurgia por videolaparoscopia e, mais tarde, em 2002, o primeiro transplante renal. Esse pioneirismo, ao lado de investimentos no aprimoramento das equipes, em infraestrutura e tecnologia de ponta, acabou se transformando em uma das marcas da instituição ao longo dos seus 40 anos. Que venham mais 40!

José Donizete Camilo é diretor Regional no Grupo Amil e diretor do Hospital Pitangueiras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.