Artigo – Percursos da auditoria em saúde

23

A auditoria vem sendo veementemente utilizada pelos serviços de saúde, usada no serviço público também. Possui como finalidade a identificação dos pontos positivos e negativos dos processos realizados, além de propor mudanças que visam a melhoria do sistema. Um dos principais objetivos é avaliar a correta utilização da verba pública, ou seja, dos recursos disponíveis.

No âmbito da auditoria in loco (voltada para o cuidado do paciente), uma determinada auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União pode identificar que a atenção básica apesar de apresentar pontos positivos também apresentava pontos que requerem necessidade de melhoria, que afetavam o desempenho do programa, tais como: alta rotatividade dos profissionais; excesso de atendimentos; falta de medicamentos; falta de fiscalização rotineira; falta de informações sobre o programa, ou seja, a auditoria vem com o compromisso de apontar itens que devem ser melhorados nos serviços de saúde e não de forma punitiva, como muitos acreditam.

É uma realidade dos serviços de saúde e uma área que veio para ficar, afinal, seus resultados mostram-se cada vez mais benéficos, tanto no quesito de resultado de qualidade do cuidado quanto para melhorias na gestão. No futuro, a auditoria certamente permanecerá presente nos serviços de saúde, mas possivelmente utilizando-se de aparatos tecnológicos, como sistemas de informação mais eficientes que auxiliem no processo apontando possíveis elucidações que possam potencializar os recursos, que satisfaçam a clientela, que permitam o controle de todos os processos. Enfim, que passe a incorporar valor aos auditores, e, principalmente, que gere resultados.

Cristiano Caveião é enfermeiro, doutor em Enfermagem, especialista em Gestão e Auditoria em Saúde e coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Auditoria em Saúde do Centro Universitário Internacional Uninter

Izabelle Rodrigues é formada em secretariado, especialista em Gestão hospitalar e tutora do Curso Superior de Tecnologia em Auditoria em Saúde do Centro Universitário Internacional Uninter

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

20 − sete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.