Hayley Croft, recentemente em seu artigo: “Suprimento de medicamentos usando o método Pense em voz alta”, destacou como habilidade, todas nossas competências relacionadas com a segurança e adequação dos medicamentos nas prescrições médicas e, que a aquisição de habilidades, como Pensar tem um impacto profundo na segurança do paciente.
Para entender o start do raciocínio, vejamos a importância da Farmácia Clínica:
Departamento de extrema importância no ambiente hospitalar, a Farmácia Clínica é considerada como um mecanismo de segurança na prestação de assistência aos pacientes. É formada por profissionais munidos de aptidões técnicas e cognitivas, com capacidade de garantir que a dispensação e o uso de medicamentos seja segura, precisa e apropriada ao paciente.
Chegando a uma decisão…
Recentemente em sala de aula um discente me fez a seguinte pergunta:
Professor, como chegar a um raciocínio Clínico na revisão de uma prescrição médica?
Uma pergunta que me fez raciocinar… Mas vamos lá, sucintamente o serviço Clínico do Farmacêutico é munido de um aspecto criterioso de segurança no uso de medicamentos.
A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) estipula que nossa tomada de decisão seja uma aptidão com componentes que impactem na minimização de erros relacionados ao uso medicamentos no ambiente hospitalar e pós-hospitalar.
Porém, para chegarmos a uma decisão, numa verificação crítica das prescrições antes do início da dispensação ou tratamento, é primordial o raciocínio clínico, que é um processo complexo que depende da capacidade do profissional de processar, memorizar, recordar e sintetizar grandes quantidades de dados.
Primeiro, no momento da análise de uma prescrição médica, há uma ebulição de “PENSAMENTOS”, que nos exige raciocínios ordenados que norteie de forma sucinta o desencadear da revisão, tomada de decisão, até a contemplação da intervenção.
É necessário ou não intervir com o prescritor? Esse é o questionamento crucial na análise.
Entendendo o raciocínio!
Revisando uma prescrição médica…
- Primeiro é necessário Reunir um histórico clínico fidedigno dos medicamentos prescritos ou utilizados pelo paciente, seja por busca em prontuários ou na própria anamnese farmacêutica;
- Depois, Distinguir entre as informações coletadas no histórico o que é relevante à conduta, perfil e protocolo da análise;
- Encontrando as informações relevantes, inicia-se a fase de Priorizar informações, isso classificando sua importância, tanto do ponto de vista técnico como cognitivo/científico;
- Analisando as informações priorizadas, inicia-se a fase de Verificar. Para isso é imprescindível Reconhecer a diferença entre usual e não usual, Selecionar intervenções apropriadas para aperfeiçoar resultados de pacientes;
- Graças à inovação tecnológica (software), conseguimos distinguir facilmente o usual do não usual por mecanismos que Combinam informações semelhantes e / ou identificam uma incompatibilidade entre duas informações;
- Buscar novas informações que elucidam ideias e opiniões devem ser parte da rotina diária do Farmacêutico (não conseguiremos dominar todo o saber!), dessa forma detectando uma possível incompatibilidade ou uma situação não habitual, inicia-se a Investigação ou Pesquisa;
- Finalmente, Tomar a decisão de forma assertiva, justificando o raciocínio e ações, baseando-se sempre em bases de dados confiáveis e de cunho mundial.
Após essa sucinta leitura, de certa forma simplória, podemos observar que o processo de revisar uma prescrição, receita ou quadros de medicamentos dos pacientes são considerados processos lógicos e sistemáticos e, inclui muitas etapas paralelas e sobrepostas.
A contemplação do raciocínio, que é a aceitação da intervenção, ou do nosso trabalho por parte de um profissional ou de uma equipe, trás méritos que nos destacam cada vez mais junto á equipe multidisciplinar, reafirmando nossa importância no ambiente hospitalar.
Lembrem-se, num raciocínio clínico, esses verbos são importantíssimos:
Reunir>Distinguir>Priorizar>Verificar>Reconhecer>Selecionar>Combinar>Buscar> Investigar>Pesquisar>Decidir>Contemplar.
Jessé Bispo é docente (EEP – HCFMUSP) / FarmacêuticoClínico Pl (Hospital TotalCor)