Artigo – TM Jobs leva à Hospitalar 2023 tema “Ilha Saúde Suplementar – Saúde mental: A ponta do iceberg”

Em parceria com a Hospitalar há 10 anos a TM Jobs tem um espaço privilegiado para trazer temas e reflexões atuais, reunindo as entidades que regulam o setor, contratantes, hospitais e operadoras em um ambiente agradável e diferenciado, proporcionando sempre um conteúdo muito relevante e aprovado por todos que participam.

Durante os quatro dias da feira são mais de 1.200 pessoas que passam pelo nosso espaço com o objetivo de interagir com as boas práticas, fazer conexões e ampliar networking e oportunidades. Estamos certos que esse ano teremos sucesso em trazer “Saúde Mental” como tema central.

Quanto mais a sociedade discutir o que é saúde mental, como atingir estados de bem estar psíquico e também como lidar com casos de distúrbios nesse bem-estar, mais estaremos preparados para lidar com as dificuldades que se apresentarem. Tanto na vida pessoal de cada um quanto como sociedade, a discussão sobre saúde mental está em alta. Isso porque líderes, instituições e governos estão percebendo o enorme custo que esse problema está gerando, não só do ponto de vista individual, mas também coletivo.

A questão da saúde mental não vai desaparecer de uma hora para a outra. É necessário falar sobre esse tema, sim, mas também agir dentro da nossa sociedade e do ambiente hospitalar para que, cada vez mais, nós possamos ter uma relação boa com o bem-estar mental.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que uma em cada quatro pessoas vai sofrer de algum distúrbio de saúde mental durante a vida, e estima que mais de 450 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de doença ou transtorno de saúde mental.

A OMS também afirma que 322 milhões de pessoas sofrem de depressão ao redor do mundo. Isso aponta um aumento de mais de 18% em dez anos. Ansiedade também é um problema de grandes proporções: 264 milhões de pessoas sofrem com ela, um aumento de 15% em relação a 2015.

De acordo com o Plano de Ação para a Saúde Mental (PASM) 2013-2020, as desordens mentais representam 13% do total de doenças no mundo. O documento também aponta que entre 76% e 85% das pessoas com problemas severos de saúde mental que vivem em países de baixa e média renda não recebem o tratamento ideal. Mesmo em países mais ricos o índice ainda é alto e varia entre 35% e 50%.

Todos esses números não são só preocupantes pelas pessoas que estão sofrendo com os transtornos, mas também pelo custo que isso gera para o mundo. A OMS estima que, anualmente, os custos associados com transtornos mentais gerem uma perda econômica de US$ 1 trilhão mundialmente.

No Brasil, os índices são ainda mais alarmantes, com a maior taxa de depressão da América Latina e uma média que supera os índices mundiais. Nós somos também o país com maior porcentual de pessoas ansiosas do mundo, alcançando quase o triplo da média mundial. O que significa que há um número estimado de 11 milhões de pessoas vivendo com depressão.

O sentido de urgência nos trouxe a construção de uma agenda que perpassa pelo papel das entidades do setor, classe médica e profissionais de saúde que estão vivendo infelizmente um crescimento gigantesco de afastamento por depressão e Burnout.

Vamos falar sobre os temas:

  • Saúde mental 2030 – O que nos espera? Estamos preparados?
  • Suicídio médico – Inquietude na saúde
  • O termômetro das relações e a conexão com o emocional
  • Socorristas mentais
  • Práticas assistenciais – Saúde física, mental e qualidade de vida
  • A causa do Burnout nas empresas – Acolhimento, desfecho e resultados
  • A escala de Burnout médico – Fulfillment de Stanford
  • Multidisciplinas e terapias integradas com foco no emocional
  • O papel das tecnologias no diagnóstico da saúde emocional e mental
  • Espiritualidade, fé e as perspectivas no emocional

Estamos selecionando vários especialistas para essa jornada e, em breve, teremos os nomes de nossos convidados. Também teremos surpresas em nossa Ilha. Queremos promover experiências que marquem cada um que participar de nosso Congresso.

Todos precisam experienciar algo novo, pois quando o corpo e a mente pedem um pouco mais de calma, precisamos estar atentos. Sigam nossas redes sociais e a agenda da Hospitalar para saber mais!

Entre em contato: tmjobs@tmjobs.com.br

Tania Machado é CEO da TM Jobs, uma rede completa de negócios no segmento de saúde que oferece, por meio de diagnósticos criteriosos, soluções customizadas nas vertentes de comunicação, marketing, eventos, projetos educacionais, Business Club Healthcare presencial e Valor em Saúde plataforma digital. Conecta profissionais e empresas para que juntos possam construir um novo cenário para a área de saúde um cenário de humanização, resolutividade e estratégia

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.