Artista plástico expõe arte em Graffiti em área de destaque em Cubatão

O belo trabalho de graffiti do artista plástico Marco Tuim está exposto no muro do antigo teatro, onde, em breve, se tornará anexo do Hospital de Cubatão (SP), que fica na região central da cidade. Em outubro de 2017, a Fundação São Francisco Xavier assumiu a gestão e retomou o atendimento do Hospital.

A arte retratada no local mostra o tratamento humanizado e o cuidado da equipe do Hospital de Cubatão com a cidade e seus moradores, buscando causar uma reflexão sobre a importância de um atendimento próximo e afetivo.

A ideia de expor uma arte de graffiti surgiu a partir da preocupação da FSFX em valorizar a cultura e a arte local, e com a viabilização do Instituto Cultural Usiminas foi possível concluir o projeto.

O artista Marco Tuim conta como foi desenvolver este trabalho, “Foi muito importante deixar esta obra em homenagem a minha própria cidade, podendo colaborar com a ressignificação do espaço que já vinha sofrendo deteriorações visuais e estruturais”, afirma o artista.

A transformação do espaço já chamava atenção das pessoas que passavam no local durante a confecção do mural. “No processo de pintura, os moradores e as pessoas comentavam como as cores alegravam o espaço. Embora o prédio tenha tido seu uso redirecionado da cultura para a saúde, esta ação mostra a sensibilidade da Fundação em respeitar este elo”, finaliza o artista.

As obras do anexo hospitalar iniciaram nesta semana. O local ofertará serviços de alta complexidade em saúde, beneficiando grande parte da comunidade de Cubatão e região com tratamentos em Oncologia, Câmara Hiperbárica e Hemodiálise.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.