Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF) promove seu 6º Congresso Internacional

A ABCF (Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas) recebe, até dia 15 de agosto, inscrições antecipadas para a 6ª Edição do seu Congresso Internacional, que ocorrerá entre 4 e 6 de novembro, no Quality Hotel & Suites, em Brasília (DF). O tema do evento será “Fronteiras nas Ciências Farmacêuticas: da descoberta de medicamentos à clínica”.

Dedicado a pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e profissionais que atuam tanto nas Ciências Farmacêuticas como em áreas afins, o evento contará com conferências, sessões temáticas e workshops, proferidos por profissionais e pesquisadores gabaritados, com atuações dentro e fora do Brasil.

Entre os nomes confirmados estão: Gustavo Mendes Lima Santos, que foi gerente-geral da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Dra. Ilva Rupenthal, pesquisadora da Universidade de Auckland (Nova Zelândia); Dr. Carlos Cavaleiro, da Universidade de Coimbra; Dr. Carlos Velasquez Martinez, da Universidade de Alberta (Canadá), Dra. Maria Alice Willrich, da Mayo Clinic (Rochester, Minnesota, EUA), Dr. Emmanuel Ho (Universidade de Waterloo, Canadá), entre outros profissionais renomados.

Estão programadas, ao todo, 14 sessões temáticas para discussão de assuntos relevantes da área, como o tabu em torno do uso medicinal de canabinoides e novas abordagens em tratamentos de câncer, além de novidades e competências aplicadas às ciências farmacêuticas, como empreendedorismo, uso de inteligência artificial, nanotecnologia, biotecnologia, farmacogenética, vacinas, entre outros.

As inscrições antecipadas podem ser feitas no site do evento (abcfcongress.ciente.live), onde constam todas as informações, inclusive a programação confirmada até o momento. Dúvidas gerais e científicas por escrito podem ser enviadas para o e-mail elo@criandoelo.com.br.

PROGRAMAÇÃO

1º dia – 04/11

8h – 9h: Inscrições

9h – 9h30: Cerimônia de abertura

9h30 – 10h30

Conferência 1 (C1): “Terapêutica ocular – do banco à cabeceira”, com Prof. Dra. Ilva Rupenthal, da Universidade de Auckland (Nova Zelândia), com mediação da Prof. Tais Gratieri

10h30 – 12h

Sessão temática 1 (TS1): “Inovação e empreendedorismo na área farmacêutica”, com mediação do Prof. Dr. Emerson Silva Lima

1) “’Startups, incubadoras e parques tecnológicos’: da pesquisa ao mercado”, com Prof. Dr. Ádley Antonini Neves de Lima, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

2) “Empreendedorismo e suas conexões”, com Dra. Thais Guaratini, da Lychnoflora P&D em Produtos Naturais

3) Discussões

Sessão temática 2 (TS2): “Análise de big data e inteligência artificial para desenvolvimento de medicamentos e terapias”, com mediação do Prof. Dr. Roberto Parise Filho

1) “Inteligência artificial em química medicinal e descoberta de drogas”, pelo Prof. Dr. Adriano Defini Andricopulo, Universidade de São Paulo (USP/IFSC)

2) “Abordagens de aprendizado de máquina para reposicionamento de medicamentos”, pelo Prof. Dr. Helder Takashi Imoto Nakaya, da Universidade de Sao Paulo (USP/FCF)

3) Discussões

12h -13h30: ALMOÇO

13h30 – 14h30

Conferência 2 (C2): “Nanotecnologia farmacêutica e biotecnologia: a chave para a medicina personalizada e além”, com a Prof. Dra. María José Alonso, da Universidad de Santiago de Compostela (Espanha) e mediação da Prof. Dra. Renata Fonseca Vianna Lopez

14h30 – 16h

Sessão temática 3 (TS3): “Modelos de pele 3D in vitro para bioprospecção ativa e avaliações de segurança”, com mediação da Prof. Dra. Tais Gratieri

1) “SKINet: celebrando mais de dez anos de estudos colaborativos em modelos de pele”, pela Prof. Dra. Silvya Stuchi Maria-Engler, Universidade de São Paulo (USP/FCF)

2) “Avanços na questão da bioengenharia e métodos de avaliação pré-clínica in vitro”, pelo Prof. Dr. Rodrigo De Vecchi Episkin, da L’Oreal

3) Discussões

Sessão temática 4 (TS4): “Imunoterapia para o tratamento do câncer”, com mediação do Prof. Dr. Moacyr Rêgo

1) “Novos derivados de Dipeptidil Nitrila inibem catepsinas de cisteína com atividade antineoplásica in vitro”, pelo Prof. Dr. Andrei Leitão, da Universidade de São Paulo (USP/IQSC)

2) “Imunolipossoma anticancerígeno: da produção de IgG humana recombinante anti-MUC1 à construção do sistema de liberação seletiva de quimioterápicos para adenocarcinomas”, pelo Prof. Dr. Marcelo Dias Baruffi, da Universidade de São Paulo (USP/FFCL)

3) Discussões

16h – 17h30: COFFEE BREAK

17h30 – 19h

Sessão temática 5 (TS5): “Superando o tabu: efeitos medicinais dos canabinoides e o acesso atual”, com mediação do Prof. Dr. Irwin R. Alencar de Menezes

1) “Canabinoides na resposta ao estresse”, pela Prof. Dra. Sabrina Francesca S. Lisbôa, da Universidade de São Paulo (USP/FCFRP)

2) “Cannabis sativa: uso medicinal e acesso no Brasil”, pela Prof. Dra. Larissa Araújo Rolin Federal, da Universidade S. Francisco Valley (UNIVASF)

3) Discussões

Sessão temática 6 (TS6): “Aspectos relacionados ao diagnóstico da doença”, com mediação do Prof. Dr. André Ducati Luchessi

1) “Monitoramento de medicamentos terapêuticos: um papel importante para o farmacêutico como diretor de laboratório clínico”, pela Prof. Dra. Maria Alice Willrich MayoClinc, de Rochester (Minesota, EUA)

2) “Avanços na vigilância diagnóstica e monitoramento de doenças infecciosas”, pelo Prof. Dr. Lidio Gonçalves Lima Neto, Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN/MA)

3) Discussões

19h – 20h30: Reunião Anual do Fórum de Coordenadores de Farmácia – ABCF

2º dia – 5/11 (sábado)  

9h30 – 10h30

Conferência 3 (C3): “Degradação assistida por proteassoma do fator de transcrição FOXM1: evidências preliminares sugerindo uma nova via para tratar cânceres humanos”, pelo Prof. Dr. Carlos Velazquez Martinez, da Universidade de Alberta (Canadá), com mediação do Prof. Dr. Roberto Parise Filho.

10h30 – 12h

Sessão temática 7 (TS7): “Investigações químicas e pré-clínicas em medicamentos à base de plantas”, com mediação do Prof. Dr. Irwin R. Alencar de Menezes

1) “Estudo químico e farmacológico de plantas medicinais no Vale do São Francisco: principais avanços e desafios”, pelo Prof. Dr. Jackson Roberto Almeida Federal, da Universidade S. Francisco Valley (UNIVASF)

2) “Investigações pré-clínicas em óleos essenciais e compostos isolados selecionados”, pelo Prof. Dr. Carlos Cavaleiro, da Universidade de Coimbra (Portugal)

3) Discussões

Sessão temática 8 (TS8): “Novas abordagens de descoberta de medicamentos contra o câncer e doenças infecciosas”, com mediação do Prof. Dr. Roberto Parise Filho.

1) “Descoberta de novos inibidores multialvo de HDAC6 projetados para o tratamento de doenças neurodegenerativas e câncer”, pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Manssour Fraga, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

2) “Inteligência artificial aplicada à descoberta de medicamentos para doenças negligenciadas e emergentes”, pela Prof. Dra. Carolina Horta Andrade, da Universidade Federal de Goiás (UFG)

3) Discussões

Workshop 1 (WS1): “Prioridades de pesquisa em Farmácia a partir da identificação participativa de necessidades sociais”, com mediação da Prof. Dra. Silvana N. Leite, do Projeto INTEGRA

Organização: FIOCRUZ, OPAS, Conselho Nacional de Saúde, Escola Nacional dos Farmacêuticos

12h – 13h30: ALMOÇO

13h30 – 14h30

Conferência 4 (C4): “Novas abordagens metodológicas para substituir o modelo de experimentação animal: avanços e desafios”, pela Prof. Dra. Marize Campos Valadares, DA Universidade Federal de Goiás (UFG), com mediação da Prof. Tais Gratier.

14h30 – 16h

Sessão temática 9 (TS9): “Novo sistema de entrega de drogas”, com mediação da Prof. Dra. Renata F. Vianna Lopez

1) “Desenvolvimento de sistemas biopoliméricos para liberação de fármacos”, com a Prof. Dra. Mariana Agostini de Moraes Federal, da Universidade Federal de Sao Paulo (UNIFESP)

2) “Impressão 3D de andaimes biocerâmicos multifuncionais para aplicação em engenharia de tecidos”, pela Prof. Dra. Eliandra Sousa Trichês, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

3) Discussões

Sessão temática 10 (TS10):

“Medicina de precisão e farmacogenética”, com mediação do Prof. Dr. Emerson Silva Lima.

1) “Farmacogenética: desafios e implementação”, pelo Prof. Dr. Paulo Caleb J. L. Santos, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

2) Ainda a ser anunciado

3) Discussões

16h – 17h30: COFFEE BREAK

17h30 – 19h

Sessão temática 11 (TS11): CRS Capítulo brasileiro: “Nanotecnologia e liberação controlada”, com mediação da Prof. Dra. Eliana Martins Lima;

1) “Projetando sistemas de entrega de medicamentos de próxima geração para a prevenção do HIV”, pelo Prof. Dr. Emmanuel Ho, da Universidade de Waterloo (Canadá);

2) “Compreendendo a biofísica de lipídios aplicada ao desenvolvimento de DDS”, pelo Prof. Dr. Sebastião Antônio Mendanha – Universidade Federal de Goias (UFG);

3) Discussões

Sessão temática 12 (T12):

“Novas Perspectivas da Atenção Farmacêutica”, com mediação do Prof. Dr. Pablo de Moura

1) “Serviços de gerenciamento de terapia medicamentosa: evidências do passado e expectativas para o futuro”, pelo Prof. Dr. Djenane Ramalho de Oliveira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

2) “Estudos de intervenção na atenção farmacêutica: oportunidades atuais com o uso de tecnologias”, pelo Prof. Dr. Márcio Galvão , da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

3) Discussões

19h – 20h30: ASSEMBLEIA ABCF

3º dia – 6/11 (domingo)

9h – 10h: Apresentações do Prêmio Jovem Investigador

10h – 11h: Conferência 5 (C5): a ser anunciada

11h – 12h30

Sessão temática 13 (TS13): “Desenvolvimento de vacinas diante de ameaças epidêmicas e pandêmicas”, com mediação do Prof. Dr. Pablo de Moura

1) “Progresso no desenvolvimento de uma vacina de subunidade contra Plasmodium vivax”, pela Prof. Dra. Irene da Silva Soares, da Universidade de São Paulo (USP)

2) “Desenvolvimento de vacina de ácido nucleico usando nanopartículas”, pelo Prof. Dr. Pedro Pires Goulart, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

3) Discussões

Sessão temática 14 (TS14):

“A atuação do farmacêutico na pandemia da Covid-19”, com mediação do Prof. Dr. Moacyr Rêgo

1) “A atuação da Anvisa na pandemia do Covid-19”, pelo Dr. Gustavo Mendes Lima Santos, da Agência Nacional de Saúde (Anvisa)

2) “Relato das estratégias estabelecidas e ações adotadas pelo CRFSP frente aos problemas vivenciados em razão da Covid-19”, pelo Dr. Marcelo Polacow Bisson, do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF/SP)

3) Discussões

12h30 – 13h30: Cerimônia de encerramento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.