Aumento do ICMS no setor de saúde em SP é tema de evento online

O fim da isenção do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) paulista para medicamentos, equipamentos e materiais médico-hospitalares e serviços de hospitais, clínicas e laboratórios é tema de webinar realizado pela Folha de S. Paulo nesta quinta-feira (21), às 15h.

A medida faz parte do programa de ajuste fiscal enviado pelo governador João Doria (PSDB) à Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) e aprovado em outubro do ano passado. Com o fim da isenção, diversos produtos passam a ter imposto de até 18%, desestruturando toda a cadeia produtiva do setor.

Esse reajuste pode custar à saúde privada, em média, R$ 1 bilhão por ano sobre o preço de cerca de 200 dispositivos médicos de alto custo, como implantes ortopédicos, neurológicos, stents, marcapassos e desfibriladores implantáveis. Para algumas empresas, o aumento é tão significativo que pode acarretar em demissão, suspensão do fornecimento de equipamentos e serviços ao SUS (Sistema Único de Saúde) e até fechamento de portas.

A transmissão tem início às 15h, é aberta ao público, e as perguntas podem ser enviadas pelo WhatsApp (11) 99648-3478. A mediação será feita pelo jornalista Eduardo Cucolo, repórter da editoria de Mercado.

O evento tem participação de Ruy Baumer (diretor do Comitê da Cadeia Produtiva de Saúde e Biotecnologia – Comsaúde, da Fiesp), Valdesir Galvan (diretor-executivo da AACD) e Marcos Lisboa (economista, presidente do Insper e colunista da Folha).

O webinar patrocinado pelas entidades Abimed (Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde), ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos) e Abraidi (Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde). O webinar patrocinado pelas entidades Abimed (Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde), ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos) e Abraidi (Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde).

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.