Avaliação pós-Covid: a importância do acompanhamento médico

A pandemia causada pelo Coronavírus infectou mais de 450 milhões de pessoas em todo o mundo e, segundo estudos da Penn State College of Medicine, dos Estados Unidos, aproximadamente 50% deverão sofrer com algum tipo de sequela em até seis meses após a recuperação.

Preocupada com o bem-estar de seus pacientes, a HAS Clínica reuniu um time de médicos, das mais variadas especialidades, para explicar essas consequências trazidas pela pandemia.

O Dr. Adriano Luiz Guerra, cardiologista da HAS Clínica, diz que a infecção viral por Covid-19 pode trazer sérios efeitos para alguns órgãos, como alterações estruturais, inflamatórias, elétricas e vasculares. “Do ponto de vista cardiovascular, em íntima relação com o aspecto pulmonar, os maiores sintomas relatados e referidos pelos pacientes são: a falta de ar ou dispneia, as palpitações cardíacas e a dor torácica”, explica o médico.

“Cefaleia, tonturas, esquecimento e formigamentos são outros sintomas de pós-infectados, contudo, até o momento não há comprovação de lesão direta do vírus no sistema nervoso”, explica o neurologista Felipe Saad.

Já a parte vascular, durante uma infecção ativa pelo Covid-19, é muito afetada devido ao risco de trombose gerado por um estado de hipercoagulabilidade, ou seja, o aumento da chance de formar coágulos no sangue. “Essa trombose pode afetar tanto as artérias como as veias, mas houve um aumento significativo principalmente da trombose venosa profunda (TVP), conta a Dra. Amanda Abe, médica vascular.

Na especialidade de otorrinolaringologia, os sintomas mais observados foram a perda ou distorção do olfato. Segundo o Dr. Fernão Bevilacqua, otorrinolaringologista da HAS Clínica, cerca de 95% dos pacientes tiveram melhora espontânea, sem a necessidade de medicamentos. “Porém, os 5% restantes tiveram perda total ou subtotal do olfato ou alteração conhecida como parosmia, que é a distorção do sentido olfativo e acarreta também algumas disfunções do paladar”, diz.

Outra sequela conhecida é a queda de cabelo, presente em 25% dos infectados. A Dra. Giovana Mori, dermatologista clínica, explica que a doença é caracterizada como perda capilar abrupta e difusa, se inicia, aproximadamente, entre a sexta e a oitava semana após o contágio.

Não menos importante, são as sequelas deixadas no âmbito psicológico do paciente. Foram notados aumentos dos episódios de insônia, cansaço físico e mental, alterações de humor, irritabilidade, lapsos de memória e piora nos quadros de ansiedade e depressão. “Alguns pacientes ainda lidam com a perda de entes queridos e a incerteza de retornar sua vida profissional devido as sequelas físicas e emocionais causadas pelo tempo de internação e necessidade de reabilitação”, adverte a psicóloga Flavia Lourenço.

Como visto, são várias as consequências deixadas pelo Coronavírus, porém, os especialistas médicos estão em contínuo estudo de como tratar e lidar com essas decorrências. O mais importante é que o paciente pós-infectado, percebendo algum sintoma ou sinal, consulte seu médico o mais rápido possível. “Como em toda doença, o diagnóstico precoce é uma grande ferramenta no tratamento e cura”, finaliza a Dra. Amanda Abe.

Visando ainda mais qualidade no atendimento aos seus pacientes, o Hospital Albert Sabin (HAS) anuncia que o Consulta Aqui passará a se chamar HAS Clínica

O HAS Clínica é um centro de especialidades orientado para a saúde integral: prevenção, atenção primária e promoção da saúde, visando garantir que o paciente assuma o protagonismo da sua qualidade de vida.

A clínica oferece mais de 20 especialidades médicas, com os melhores profissionais prontos para atender consultas de rotina, cirurgias e demais procedimentos necessários para cuidar da saúde dos seus pacientes com qualidade e excelência.

Cumprindo os mais rígidos protocolos de higienização e segurança, o HAS Clínica é totalmente integrado ao Hospital Albert Sabin, referência em saúde na Zona Oeste da capital paulista.

A transformação da unidade Consulta Aqui em um centro de especialidades com atendimento ambulatorial e sob a mesma administração da marca HAS é uma decisão estratégica que visa criar uma identidade única para o Hospital Albert Sabin e oferecer maior conforto e eficiência aos seus pacientes.

Além de integrar valor como um importante serviço na atenção integral da saúde de seus clientes, o HAS Clínica também adaptará suas instalações em sintonia com a arquitetura do hospital, tornando-a mais atrativa para os pacientes, seu corpo clínico e utilizando o que existe de mais moderno em equipamentos hospitalares na atualidade.

Os pacientes do HAS Clínica encontrarão um centro médico humanizado, com retaguarda hospitalar completa e uma equipe multidisciplinar da mais alta qualificação para recebê-los com toda a tenção e cuidado.

Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 485 – Lapa – São Paulo – SP

Central de atendimento: (11) 3838 4669

Site: www.consultaaqui.com.br

Instagram: www.instagram.com/has_clinica

Agendamento on-line: app.agenda.globalhealth.mv/agendar/?key=hasabin

Planos de saúde credenciados: ACM SÃO PAULO* – APCEF – AXA ASSISTANCE – ALLIANZ – BRADESCO – CABESP – CAASP* – CAU – SP* – CET – CRECI* – CRUZ AZUL – CARE PLUS – FUNDAÇÃO CESP – GAMA – GEAP – INTERMÉDICA – LIFE EMPRESARIAL – MAPFRE ASSISTÊNCIA – MEDISERVICE – PORTO SEGURO – SAESP* – SANTAMÁLIA – SÃO CRISTÓVÃO – SBC SAÚDE – SEPACO – SIND. DAS BORRACHAS – SISTEMA TOTAL DE SAÚDE – SULAMÉRICA

*Associados destas entidades, possuem 10% de desconto nas consultas médicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.