Banco de Leite do Hospital Universitário de Jundiaí comemora 20 anos com novas instalações

O Banco de Leite Humano de Jundiaí (SP) completa 20 anos de atividades e comemora com novas instalações. A inauguração do novo espaço, que fica ao lado do Hospital Universitário (HU) de Jundiaí, será no dia 3 de outubro, durante comemoração de 15 anos do hospital. O local irá possibilitar melhor acolhimento às puérperas e doadoras de leite humano e o atendimento imediato às demandas do HU, tanto para mulheres, quanto para os recém-nascidos.

Para o Prof. Dr. Edmir Américo Lourenço, diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), mantenedora do HU, o novo espaço representa uma grande conquista, que propicia maior acolhimento e atendimento mais humanizado. “Esse novo local do Banco de Leite vem de encontro a uma proposta antiga de trazer o espaço para perto do Hospital Universitário, com melhorias de qualidade. Além disso, todos sabem da importância e da relevância do Banco de Leite de Jundiaí: são em média 20 recém-nascidos por dia que recebem o leite materno”, declara.

Para receber o Banco de Leite, o local passou por algumas adequações.  Dentre elas:

– Confecção de paredes para separação e adequação dos ambientes;

– Adequações elétricas para atender a necessidades dos equipamentos e sistema de climatização;

– Adequação do piso, paredes e hidráulica seguindo exigência das normas técnicas correspondentes;

– Pintura interna e externa;

– Instalação de esquadrias;

– Adequações na iluminação, para atender a demanda de cada ambiente;

– Instalação de sistema de monitoramento e alarme;

– Instalação de infraestrutura lógica (Telefonia e redes);

– Instalação e realocação de equipamentos de ar condicionado;

– Instalação de aparelhos hidro sanitários;

– Montagem e instalação de equipamentos auxiliares.

O espaço conta com completa infraestrutura para atendimento, assistência, processamento e armazenamento de leite humano. Dispõe de recepção geral, recepção para coleta externa, sala de atendimento à doadora, sala de higienização de lactantes, sala de ordenha, sala de estoque de leite cru, sala de estoque de leite pasteurizado, laboratório de processamento de leite, vestiário de barreira e três vagas de estacionamento.

Fachada: arte solidária

Para dar uma aparência moderna à fachada do Banco de Leite, foi convidado o artista Jensen Silva (Jen-Jay), que desenvolve trabalhos sociais há 20 anos e há 8 anos fundou o Coletivo The King´s na comunidade do São Camilo com outros representantes do movimento de rua. Jen-Jay, como assina, criou um cenário interativo na parece frontal do espaço, no qual o público pode ser registrado entre as asas de um anjo. A ideia é simples, afinal, quem ama protege. Já na parece mais alta, uma cena de amor entre mãe e filho dá um colorido especial que pode ser avistado da Av. Nove de Julho. “O principal propósito deste trabalho é ajudar a salvar vidas” diz ele. “Por meio do meu trabalho social, vou despertar o interesse de pessoas em doar leite humano e assim poder salvar a vida de muitas crianças”, relata em tom de satisfação.

História

O Banco de Leite Humano foi fundado em junho de 1998 pelo Hospital de Caridade São Vicente de Paulo em parceria com a Prefeitura de Jundiaí. O projeto foi idealizado pelo médico Eurico Malagodi e a enfermeira Maristela de Marchi Benassi. Atualmente o serviço é coordenado pela nutricionista Marcela Bionti.

As atividades do Banco de Leite envolvem ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, atividades de coleta da produção de leite, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição de leite humano para as UTIs Neonatais dos hospitais de Jundiaí.

Em 20 anos de atividades o Banco de Leite acumulou em seu cadastro 7.300 doadoras de leite, mais de 74 mil atendimentos, cerca de 20 mil litros de leite processados e mais de 19 mil litros distribuídos, sendo que cerca de 11 mil recém-nascidos receberam esse leite, todos eles, em sua maioria, prematuros de baixo peso.

Inauguração

A inauguração oficial das novas instalações do Banco de Leite Humano de Jundiaí ocorrerá no próximo dia 03 de outubro, às 10 horas, logo após a celebração de missa em comemoração aos 15 anos do HU. O evento contará com descerramento de placa inaugural e visita ao local. Dentre as presenças confirmadas devem estar o prefeito Luiz Fernando Machado e o Gestor de Saúde Tiago Texera, além de outras autoridades confirmadas. O Banco de Leite passa funcionar na Rua Ragusa, 54 – Jardim Bonfiglioli.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.