Banco de Leite Humano recebe doação de frascos de vidro

168

O banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), de Goiânia (GO), recebeu na manhã de terça-feira (3), a doação de frascos de vidro da Federação Centro Brasileira da Unimed.

Os frascos foram arrecadados durante uma campanha interna feita pela Unimed que estimulou seus funcionários a doarem os potes de vidro. Ao todo foram entregues 166 frascos, já esterilizados e com tampas.

Esses frascos são utilizados para armazenar leite humano, elemento  imprescindível para a vida de bebês prematuros. Muitos recém-nascidos não podem ser amamentados por suas mães e precisam do leite do Banco para se fortalecerem. Por isso, além de incentivar a doação de leite materno, a aquisição dos vidros é extremamente necessária.

A coordenadora do BLH, Renata Machado Leles, ficou muito satisfeita com a doação e explica porquê o pote tem que ser de vidro. “O  vidro é mais indicado, por não acumula cheiro nem resíduos, é fácil de esterilizar e limpar e são resistentes ao processo de congelamento e descongelamento, necessários para que o leite não perca seus nutrientes e possa ser oferecido sem riscos aos bebês”, afirma a coordenadora.

O BLH do HMI é referência no estado. E as mulheres interessadas em doar leite materno devem entrar em contato com o Banco de Leite, que oferece toda a orientação desde como efetuar a coleta, fornecimento dos frascos esterilizados vazios e envia transporte apropriado para buscá-los. O leite coletado é analisado, pasteurizado e submetido a um controle de qualidade antes de ser oferecido a uma criança.

Deixe seu comentário