Banco de leite privado Lactare fecha parceria com Hospital Geral de Carapicuíba

O Lactare, banco de leite humano da Eurofarma e o primeiro idealizado por uma farmacêutica no Brasil, firmou na última quinta-feira (11) termo de parceria com o Hospital Geral de Carapicuíba. A meta é doar cerca de 60 litros de leite humano por mês para ajudar a salvar as vidas de 40 bebês internados nesta UTI neonatal.

Além da assinatura do termo de parceria com o Hospital, a Eurofarma realizou a doação de uma capela, equipamento que garante áreas de trabalho estéreis, evitando contaminação do meio externo.

A escolha do local se deu por conta da necessidade da região. Carapicuíba não dispõe de Banco de Leite Humano, e o Hospital Geral realiza em torno de 500 partos por mês, mantendo UTIs neonatais para atendimento de casos de prematuridade. Além de doar o leite humano pasteurizado, o Lactare também promoverá ações de apoio à amamentação no Município, realizando o cadastro de mães para acompanhamento e fazendo a coleta em domicílio das doações.

Desde sua inauguração, em agosto de 2019, o Lactare entrega suas doações para a UTI Neonatal do Hospital Geral de Itapevi e com o aumento do volume arrecadado, foi possível fechar nova parceria, como esta em Carapicuíba.

Para Maíra Billi, idealizadora do projeto na Eurofarma, a ampliação do projeto é mais um passo importante na contribuição da farmacêutica para a saúde no país. “Temos um papel social bastante efetivo e de pioneirismo e estamos muito contentes em poder ampliar este projeto tão importante em questões de saúde e de laço familiar”, comenta.

A importância do leite materno

O leite materno é a principal fonte de nutrição dos recém-nascidos e o único alimento recomendável até os seis meses de idade do bebê. Além disso, é responsável pela redução de até 13% da mortalidade por causas evitáveis em crianças de até cinco anos. É rico em proteínas e vitaminas, traz hidratação e imunidade para o bebê e também ajuda a diminuir riscos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Banco de leite Lactare

O Lactare comprova o papel social pioneiro da Eurofarma. Seu maior objetivo é reforçar a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento infantil. O projeto é vinculado à rBLH – Rede Brasileira de Bancos de Leite e, de acordo com a Fiocruz, coordenadora da rBLH-BR, no Brasil existem cerca de 225 unidades, que hoje suprem 60% da demanda.

Em 2020, o projeto bateu recordes de doações, mesmo com a pandemia. Já são mais 1.000 litros doados no total. As mães que estão em fase de amamentação podem doar seu excedente e ajudar a nutrir os recém-nascidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.