Blumenau registra recorde de transplantes de órgãos em setembro

520

Cinquenta procedimentos de transplantes de órgãos foram realizados durante o mês de setembro deste ano no Hospital Santa Isabel (HSI), de Blumenau (SC). Foram 27 transplantes renais, 13 hepáticos e seis córneas, sendo esse total o maior índice de 2019. Se comparado a março deste ano – segundo mês com mais transplantes, chegando a 32 procedimentos – setembro apresentou um avanço de 56% no número de cirurgias.

O HSI é a unidade hospitalar que mais realiza transplantes de órgãos em Santa Catarina. Também em setembro de 2019, o Governo do Estado sancionou uma lei que faz de Blumenau a “Capital Catarinense de Transplantes de Órgãos”, medida que tem como objetivo reconhecer o volume e a qualidade dos procedimentos realizados no município, e o Santa Isabel recebeu uma homenagem especial pelo trabalho.

No último dia 15, o Hospital registrou um procedimento inédito. Uma paciente de 35 anos ganhou um duplo recomeço: ela recebeu um novo coração e um novo rim na mesma cirurgia. Esse foi o primeiro transplante duplo de coração e rim realizado na história do estado de Santa Catarina. A paciente ficou cerca de um mês em recuperação na própria unidade e receberá alta nesta sexta-feira, dia 11 de outubro, com plenas condições de reiniciar sua rotina.

Ações de conscientização

Esses resultados são possíveis graças à solidariedade das famílias, que estão se conscientizando para pensar no próximo mesmo em um momento de grande dor. O mês passado é conhecido na área médica como Setembro Verde, e diversas entidades de saúde buscam informar a sociedade sobre a morte encefálica e a importância da doação de órgãos. Neste ano, o percentual de famílias que não autorizam a notificação em Santa Catarina caiu para 27,4%. A meta do Estado é chegar ao índice de 10% de rejeição.

Em parceria com a Associação Renal Vida, o Hospital Santa Isabel realizou uma ação de abordagem e conscientização no Norte Shopping, em Blumenau, em 27 de setembro, o Dia Nacional de Doação de Órgãos. As duas instituições prepararam material informativo, lembrando a importância da doação, e foram oferecidos ao público testes rápidos de saúde. Cerca de 250 pessoas foram atendidas durante a ação.

Deixe seu comentário