No dia 17 de novembro, médicos de todo o país se reúnem em Blumenau para a Jornada Regional Sul, um evento realizado pela Sociedade Brasileira de Hérnia (SBH), que discute os melhores tratamentos para as hérnias da parede abdominal. Esse é o primeiro evento médico presencial de 2020 realizado pela SBH. O encontro será no Hotel Quality, das 08h30 às 18h30.
Com a pandemia no novo Coronavírus, o número de cirurgias de hérnia da parede abdominal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi 51,4% menor em 2020, se comparado à 2019. Entre janeiro e agosto deste ano foram realizados 3400 procedimentos. Em 2019, no mesmo período, foram 7200 cirurgias. O número reduzido acende um alerta para as possíveis complicações causadas por hérnias abdominais, que podem levar à gangrena (morte do tecido devido à falta de irrigação sanguínea).
De acordo com o Dr. Pedro Trauczynski, Médico do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel e coordenador regional da Jornada Regional Sul junto ao presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia, D.r Christiano Claus, há sinais que indicam quando o paciente deve buscar o atendimento médico emergencial: “dor intensa, acompanhada de náuseas, vômitos, obstrução intestinal e/ou aumento do volume da hérnia são sinais de uma possível complicação herniária”.
A inscrição para o evento é gratuita e pode ser feita no local.
Informações: sbhernia.org.br