Campanha institucional reforça importância do tempo no tratamento do câncer de mama

Outubro é destinado para conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, mas também se faz necessário lembrar que quase 35% das mulheres recebem a notícia da doença já em estágio avançado, com metástase[i]. Pensando nisso, a farmacêutica Novartis desenvolveu a campanha “Corrida pelo Tempo” para destacar durante o Outubro Rosa além da importância do checkup constante no combate ao câncer de mama, os desafios enfrentados pelas pacientes diagnosticadas em quadros mais graves, normalmente, com metástase em outros órgãos.

“Todos os anos, somos lembrados da importância da visita a nossos médicos para o checkup que busca a detecção precoce do câncer de mama. Infelizmente, muitas mulheres só chegam ao diagnóstico quando o quadro já é avançado e essas pacientes são muito dependentes deste tempo, pois quanto mais rápido for o acesso ao tratamento adequado, mais chances existem de melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida”, explica diz Lenio Alvarenga, diretor médico de Innovative Medicines da Novartis Brasil.

Durante todo o mês de outubro, a companhia irá realizar uma série de ações que destaquem a relevância do tempo para quem enfrenta o câncer de mama. O foco da campanha será a atuação nas mídias digitais, com uma programação de conteúdos de conscientização.

“Queremos levar ao público um misto de informações sobre a importância do diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura, e ainda uma mensagem de urgência para aqueles que enfrentam outro tipo de desafios no combate ao câncer de mama avançado. A jornada dessas pacientes é longa, então ampliar o olhar da população sobre os desafios enfrentados por elas e pelos profissionais de saúde torna-se essencial. Destacar que o tempo é crucial para que cada pessoa que receba o diagnóstico tenha o melhor tratamento possível”, explica Cátia Duarte, diretora de Comunicação e Engajamento de Pacientes da Novartis Brasil.

Entre as iniciativas, a Novartis preparou um podcast que abordará assuntos como os impactos da pandemia, o câncer de mama no sistema público de saúde, os desafios do tratamento nas pessoas trans e as particularidades do câncer de mama metastático. Além disso, terá a participação de influenciadora digital que compartilhará em suas redes conteúdo sobre o câncer de mama.

Como parte da campanha, pacientes de câncer de mama metastático foram convidadas para participar de uma oficina e expressar por meio da arte como foi o processo desde o diagnóstico da doença. “Com essa ação, queremos mostrar às demais pessoas que estão enfrentando o câncer de mama de que há esperança para se ter uma boa qualidade de vida e bons momentos, mesmo que no cenário adverso”, reforça Cátia.

A campanha “Corrida pelo Tempo” começou ainda em setembro, com a participação da farmacêutica no Congresso TJCC – Todos Juntos contra o Câncer e se estenderá durante todo o mês nas redes sociais da companhia.

Referência:

[i] Estudo AMAZONA III/GBECAM 0115 – P2-09-11. Prevalence of patients with indication of genetic evaluation for hereditary breast and ovarian syndrome in the Brazilian cohort study – AMAZONA III. 2019. Disponível em: www.abstractsonline.com/pp8/#!/7946/presentation/701

Redação

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