Campanha “Sorria para a Vida – Prevenção ao câncer bucal e HPV” será realizada em outubro

343

A ação anual de combate ao câncer bucal e ao vírus do papiloma humano (HPV) será realizada no dia 5 de outubro. O evento acontecerá das 9h às 17h, na Praça Governador Pedro de Toledo localizada no centro de Jundiaí (SP), onde cerca de 15 profissionais voluntários, entre cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal, atenderão a população gratuitamente em duas vans equipadas com consultório odontológico. O tema deste ano é “Sorria para a Vida – Prevenção ao câncer bucal e HPV”.

A iniciativa conta com o apoio do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) e de outras instituições como a Prefeitura Municipal de Jundiaí, do Conselho Regional de Odontologia, da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas e Uniodonto.

A campanha tem como objetivo chamar a atenção para o câncer bucal, doença silenciosa e grave. No mundo, a enfermidade já ultrapassa 350 mil casos e no Brasil atinge cerca de 15 mil brasileiros por ano, das quais 5 mil evoluem para óbito.

“O exame é gratuito, rápido, indolor e seguro. Qualquer pessoa pode ser examinada, principalmente idosos, fumantes, usuários de próteses dentárias e adolescentes. As pessoas que apresentarem lesões bucais suspeitas serão encaminhadas para biópsia no ambulatório de especialidades do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo. Caso o diagnóstico de câncer bucal seja confirmado, o paciente passará a receber  tratamento para a doença”, explica o Dr. José Antonio Kachan Júnior, coordenador da especialidade de Cirurgia Buco Maxilo Facial do HSV e Delegado do Conselho Regional de Odontologia (CROSP) Seccional de Jundiaí.