Campinas ganha em qualidade e precisão com aparelho de primeira linha que acaba de chegar ao Hospital Vera Cruz

338

Campinas (SP) acaba de ser equipada com o angiógrafo Artis Q-Zen, aparelho para procedimentos diagnósticos e terapêuticos no sistema cardiovascular que evita diversas cirurgias, inclusive em crianças. Numa iniciativa do Hospital Vera Cruz, Campinas passa a ser a primeira cidade no Estado de São Paulo a oferecer a alternativa e um dos poucos municípios do país a dispor do equipamento, que é de última tecnologia e recém-lançado no Brasil.

De acordo com o cardiologista Silvio Gioppato, coordenador do Laboratório de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Vera Cruz, o instrumento traz embutido recursos tecnológicos que permitem identificar e tratar diversos problemas referentes ao sistema circulatório, seja no cérebro, artérias, válvulas do coração, intestino e rins. “É como um raios X top de linha e de alta performance que realiza procedimentos via cateter, podendo desobstruir aortas coronárias, trocar válvula aórtica e até corrigir defeitos congênitos cardíacos em crianças, tudo isso sem cirurgia”, explica.

Gioppato comemora o momento pelo qual a medicina passa, em que a tecnologia oferece ferramentas para que diversas intervenções sejam minimamente invasivas. “O resultado são ações mais simples, de menor risco, mais rápidas, precisas e seguras”, pontua.

O cardiologista compara uma ponte de safena tradicional à atual angioplastia coronária. Enquanto na conhecida ponte de safena o paciente recebe um corte no peito e anestesia geral, na angioplastia coronária é feito somente anestesia local e um furo de 2 milímetros pulso ou na virilha do paciente, por onde o cateter cardíaco é inserido.

Antes o pós-operatório era de 5 a 7 dias de internação e um mês para retornar às atividades normais cotidianas. Com o uso do Artis Q-Zen, fabricado pela Siemens, o paciente fica de um a dois dias internado e volta à rotina em uma semana.

O Vera Cruz investiu R$ 3 milhões na aquisição do aparelho. O objetivo da instituição é manter o padrão aprimorado de atendimento e trabalho, que busca a excelência e iniciativas de vanguarda em todos os processos do hospital.

Deixe seu comentário