Em uma das iniciativas que integram pacote de ações que marcam os 83 anos do Hospital Japonês Santa Cruz (HJSC) – completados em abril – será inaugurado nesta terça-feira (28), às 15h, o Centro Oncológico Santa Cruz (COSC), na Rua Santa Cruz, 398, Vila Mariana. A unidade contará com uma das tecnologias mais modernas no tratamento com radioterapia, por meio de equipamento acelerador linear de partículas. “É um aparelho que une a tecnologia mais moderna de irradiação com a técnica mais precisa de localização diária, o IGRT ou radioterapia guiada por imagem”, fala o coordenador do Centro Oncológico Santa Cruz, Dr. Marcelo Fanelli. Participarão da inauguração o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, deputados estaduais, além de autoridades japonesas, como o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi e a cônsul geral interina do Japão em São Paulo, Chiho Komuro. Também estão confirmados o representante chefe da JICA Brasil, Masayuki Eguchi; o reitor da Universidade de Tsukuba, Kyosuke Nagata, além de presidentes e representantes das principais entidades nikkeis de São Paulo.
O equipamento reduz o tempo e o número de sessões pelas quais o paciente deve passar, diminuindo sua exposição à radiação e aumentando as chances de recuperação. “O tempo de duração de cada radioterapia é reduzido para, no máximo, oito minutos – em outros aparelhos, a duração varia entre 12 e 25 minutos. Esse ganho de tempo permite tratar até 50% mais pessoas por hora de tratamento”, explica o coordenador do Centro Oncológico Santa Cruz, Marcelo Fanelli.
Aceleradores lineares são equipamentos com tamanho significativo e, por consequência, necessitam que a sala de tratamento possua dimensões livres consideráveis. Para melhor acomodar a máquina, o Centro Oncológico do Hospital Santa Cruz passou por ampla reforma. “A implantação do Centro Oncológico Santa Cruz, no Hospital Japonês Santa Cruz, se concretizou com o apoio do governo japonês, via subsídios da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão). As universidades japonesas contribuem no intercâmbio de tecnologias e conhecimento”, diz Fanelli. “A readequação do nosso espaço e a aquisição desse novo equipamento soma ainda mais com a instituição para o crescimento no atendimento de alta complexidade no hospital”, completa.
Pesquisa e Ensino
Ainda na programação de aniversário dos 83 anos do HJSC, também no dia 28 de junho, às 14h, será inaugurado o IPESC (Instituto de Pesquisa e Ensino Santa Cruz). “A missão do IPESC é promover a excelência em saúde, através da atualização científica, desenvolvimento de pesquisas clínicas, realização de cursos, seminários, treinamento e capacitação profissional. Em nossas instalações, temos consultórios médicos, salas de aula, estúdio de gravação, além de contarmos com a colaboração da Universidade de Tsukuba, representante do Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia do Japão – MEXT, sediando o escritório do Study in Japan”, diz o presidente do IPESC, Dr. Koshiro Nishikuni.
Serviços referência
Além do tratamento de câncer, o Hospital Japonês Santa Cruz destaca-se em outros serviços, como o Centro de Hemodiálise, que dispõe de 34 equipamentos para realizar hemodiálise, via SUS e planos de saúde.
O hospital possui, ainda, outros 7 equipamentos para atender aos pacientes de convênios particulares, que realizam hemodiafiltração (HDF). “Diferente da hemodiálise convencional, a HDF remove com mais eficiência as toxinas urêmicas, como o fósforo, além de reduzir a sobrecarga cardíaca”, ressalta o Dr. Saurus Coutinho. “Um grande diferencial da HDF para os pacientes é preservar a função cardíaca. Ao final da sessão de hemodiálise por HDF, os pacientes se sentem consideravelmente menos cansados do que realizando a hemodiálise convencional e isso é um enorme ganho na qualidade de vida deles”, acrescenta.
Estrutura hospitalar
Inaugurado em 29 de abril de 1939, em São Paulo, com a missão de auxiliar os imigrantes japoneses e oferecer um atendimento médico-hospitalar de excelência no Brasil, o Hospital Japonês Santa Cruz (HJSC) se dedica a proporcionar uma vida melhor e mais saudável à toda população.
Com destaque nos serviços em oftalmologia, neurologia, ortopedia, cardiologia, entre outras especialidades, a instituição possui mais de 170 leitos distribuídos entre apartamentos, enfermarias e UTI, complementada com uma unidade específica para o transplante de medula óssea.
Anualmente, a entidade realiza mais de 1 milhão de atendimentos, em mais de 40 especialidades médicas e tem em sua estrutura três pronto-atendimentos (geral, ortopédico e oftalmológico) e dois centros cirúrgicos (geral e oftalmológico), capacitados para atendimentos de alta complexidade.
O Hospital Japonês Santa Cruz tem certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA II), que atesta a segurança e qualidade dos processos assistenciais e médicos.