Câncer: Centro Oncológico com equipamento de última geração será inaugurado no Hospital Japonês Santa Cruz

Em uma das iniciativas que integram pacote de ações que marcam os 83 anos do Hospital Japonês Santa Cruz (HJSC) – completados em abril – será inaugurado nesta terça-feira (28), às 15h, o Centro Oncológico Santa Cruz (COSC), na Rua Santa Cruz, 398, Vila Mariana. A unidade contará com uma das tecnologias mais modernas no tratamento com radioterapia, por meio de equipamento acelerador linear de partículas. “É um aparelho que une a tecnologia mais moderna de irradiação com a técnica mais precisa de localização diária, o IGRT ou radioterapia guiada por imagem”, fala o coordenador do Centro Oncológico Santa Cruz, Dr. Marcelo Fanelli. Participarão da inauguração o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, deputados estaduais, além de autoridades japonesas, como o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi e a cônsul geral interina do Japão em São Paulo, Chiho Komuro. Também estão confirmados o representante chefe da JICA Brasil, Masayuki Eguchi; o reitor da Universidade de Tsukuba, Kyosuke Nagata, além de presidentes e representantes das principais entidades nikkeis de São Paulo.

O equipamento reduz o tempo e o número de sessões pelas quais o paciente deve passar, diminuindo sua exposição à radiação e aumentando as chances de recuperação. “O tempo de duração de cada radioterapia é reduzido para, no máximo, oito minutos – em outros aparelhos, a duração varia entre 12 e 25 minutos. Esse ganho de tempo permite tratar até 50% mais pessoas por hora de tratamento”, explica o coordenador do Centro Oncológico Santa Cruz, Marcelo Fanelli.

Aceleradores lineares são equipamentos com tamanho significativo e, por consequência, necessitam que a sala de tratamento possua dimensões livres consideráveis. Para melhor acomodar a máquina, o Centro Oncológico do Hospital Santa Cruz passou por ampla reforma. “A implantação do Centro Oncológico Santa Cruz, no Hospital Japonês Santa Cruz, se concretizou com o apoio do governo japonês, via subsídios da JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão). As universidades japonesas contribuem no intercâmbio de tecnologias e conhecimento”, diz Fanelli. “A readequação do nosso espaço e a aquisição desse novo equipamento soma ainda mais com a instituição para o crescimento no atendimento de alta complexidade no hospital”, completa.

Pesquisa e Ensino

Ainda na programação de aniversário dos 83 anos do HJSC, também no dia 28 de junho, às 14h, será inaugurado o IPESC (Instituto de Pesquisa e Ensino Santa Cruz). “A missão do IPESC é promover a excelência em saúde, através da atualização científica, desenvolvimento de pesquisas clínicas, realização de cursos, seminários, treinamento e capacitação profissional. Em nossas instalações, temos consultórios médicos, salas de aula, estúdio de gravação, além de contarmos com a colaboração da Universidade de Tsukuba, representante do Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia do Japão – MEXT, sediando o escritório do Study in Japan”, diz o presidente do IPESC, Dr. Koshiro Nishikuni.

Serviços referência

Além do tratamento de câncer, o Hospital Japonês Santa Cruz destaca-se em outros serviços, como o Centro de Hemodiálise, que dispõe de 34 equipamentos para realizar hemodiálise, via SUS e planos de saúde.

O hospital possui, ainda, outros 7 equipamentos para atender aos pacientes de convênios particulares, que realizam hemodiafiltração (HDF). “Diferente da hemodiálise convencional, a HDF remove com mais eficiência as toxinas urêmicas, como o fósforo, além de reduzir a sobrecarga cardíaca”, ressalta o Dr. Saurus Coutinho. “Um grande diferencial da HDF para os pacientes é preservar a função cardíaca. Ao final da sessão de hemodiálise por HDF, os pacientes se sentem consideravelmente menos cansados do que realizando a hemodiálise convencional e isso é um enorme ganho na qualidade de vida deles”, acrescenta.

Estrutura hospitalar

Inaugurado em 29 de abril de 1939, em São Paulo, com a missão de auxiliar os imigrantes japoneses e oferecer um atendimento médico-hospitalar de excelência no Brasil, o Hospital Japonês Santa Cruz (HJSC) se dedica a proporcionar uma vida melhor e mais saudável à toda população.

Com destaque nos serviços em oftalmologia, neurologia, ortopedia, cardiologia, entre outras especialidades, a instituição possui mais de 170 leitos distribuídos entre apartamentos, enfermarias e UTI, complementada com uma unidade específica para o transplante de medula óssea.

Anualmente, a entidade realiza mais de 1 milhão de atendimentos, em mais de 40 especialidades médicas e tem em sua estrutura três pronto-atendimentos (geral, ortopédico e oftalmológico) e dois centros cirúrgicos (geral e oftalmológico), capacitados para atendimentos de alta complexidade.

O Hospital Japonês Santa Cruz tem certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA II), que atesta a segurança e qualidade dos processos assistenciais e médicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.