Cetic.br divulga dados inéditos sobre uso e gestão das tecnologias nos estabelecimentos de saúde brasileiros

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), divulgará na próxima terça-feira (21), às 10h, dados inéditos da pesquisa TIC Saúde 2019, com destaque para o acesso e uso da Internet nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Em sua sétima edição, verificou-se qual parcela das UBS ainda não possui computador disponível e acesso à Internet. A pesquisa também investigou a existência de sistema eletrônico para registro das informações dos pacientes e serviços on-line oferecidos. A edição de 2019 aponta também que há uma disparidade na adoção de infraestrutura básica de TIC entre as regiões geográficas, especialmente em estabelecimentos de saúde do Norte e Nordeste.

O estudo tem o objetivo de avaliar a adoção e o uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) por estabelecimentos de saúde no Brasil e sua apropriação por médicos e enfermeiros; os serviços on-line oferecidos pelos estabelecimentos de saúde como UBS, hospitais, clínicas e laboratórios; bem como a infraestrutura TIC disponível nesses locais. Contou com a participação de 2.427 gestores de estabelecimentos de saúde localizados em todo o território nacional, além de 1.732 médicos e 2.458 enfermeiros vinculados a estes estabelecimentos.

A divulgação dos dados inéditos será feita pelo canal do NIC.br, no YouTube (www.youtube.com/NICbrvideos). O gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa, o coordenador de projetos de pesquisas do Cetic.br, Fábio Senne, e a coordenadora da pesquisa, Luciana Portilho, estarão ao vivo para apresentar os destaques dessa edição e responder as perguntas dos jornalistas enviadas pelo chat do YouTube. Após o lançamento, os especialistas ficarão disponíveis para conceder entrevistas por videoconferência e telefone.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.