CHN marca presença em Congresso Nacional de Infectologia

120

Acontece em Belém (PA), do dia 10 a 13 de setembro, o XXI Congresso Brasileiro de Infectologia, um dos maiores eventos da área médica do país. Além de contar com a presença de diversos convidados internacionais, o congresso também terá a apresentação de três trabalhos realizados por colaboradores do CHN – Complexo Hospitalar de Niterói (RJ), dentre os quais um foi selecionado para apresentação oral.

Marcia Garnica, infectologista do CHN, comenta a importância da participação no evento para o hospital: “Trata-se do maior congresso médico em infectologia do Brasil e um dos maiores da América Latina. Portanto, ter a oportunidade de apresentar trabalhos realizados pela nossa equipe e de prestigiar as apresentações de diversos profissionais renomados de vários países é importante para reiterar a posição de destaque que o hospital ocupa na área da infectologia”, explica.

A infectologista também ressalta a participação do hospital em eventos anteriores: “O congresso ocorre a cada dois anos. A última edição, em 2017, se deu no Rio de Janeiro e também contou com a apresentação de trabalhos de nossa equipe. Além disso, em ambas as edições, fui convidada para ministrar diversas aulas sobre o tema ‘Infecção em Transplantes de Medula Óssea e Hematologia’.”.

Os três trabalhos realizados pelo grupo de pesquisa abordaram o tema “Infecção em Pacientes Hematológicos e Transplantados” em situações importantes após o transplante de medula óssea. O primeiro, de título “Infecções por Vírus Respiratórios em Indivíduos Submetidos a Transplante de Medula Óssea Alogênico: Frequência, Etiologia, Sazonalidade e Padrão Radiológico”, selecionado para apresentação oral, é de autoria de Marcia Garnica, Julia Santos Ribeiro, Geraldo Soares de Azevedo Neto, Isabela Labarba Carvalho de Almeida, Sylvia Dalcomo Moreira Ribeiro, Laura de Aguiar Guimaraes, Laís Moreira Lopes, Andrea Assis, Marcia Rejane Valentim e Angelo Maiolino. Já o segundo, intitulado “Clostridioides difficile em Indivíduos Submetidos a Transplante de Medula Óssea Alogênico”, contou com a autoria de Marcia Garnica, Natália M. de Almeida Ferreira, Bianca de Lucena Gaio, Isabela de Matos Alves, Juliana Bosco, Sylvia Dalcomo Moreira Ribeiro, Marcia Rejane Valentim e Ângelo Maiolino. Ambos representam pesquisas fruto da parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Complexo Hospitalar de Niterói (CHN). O terceiro, “Utilização de Metagenômica no Diagnóstico de Nódulos Hepáticos em Pacientes com Leucemia Mieloide Aguda em Remissão”, é assinado por Marcia Garnica, Alberto Chebabo, Ligia Camera Pierrotti, José Eduardo Levi, Paula Vanessa de Oliveira, Rodrigo Luz, Marcos Lontra, Lucia Sanguedo e Marcia Rejane Valentim e conta com a parceria da DASA. Os dois últimos serão apresentados em pôsteres.

Deixe seu comentário