Cirurgião espanhol participa de cirurgias fetais na Santa Casa de Porto Alegre

Nesta quinta-feira (28), o médico catalão Eduard Gratacós, expoente mundial da medicina fetal com mais de 800 cirurgias dessa natureza realizadas, participará presencialmente, pela primeira vez, como tutor de cirurgias no Instituto Materno-Fetal Celso Rigo da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS). A vinda do especialista também inclui a palestra ‘Atualização e Tendências em Medicina Materno Fetal’, que será realizada para convidados e imprensa na sexta-feira (29) no teatro do Centro Histórico Cultural da Santa Casa.

“A tutoria do Dr. Eduard Gratacós é parte fundamental na estruturação de um programa de cirurgia fetal sólido, capaz de oferecer cirurgias altamente complexas com segurança e responsabilidade, visando ao bem-estar da mãe e do bebê”, ressalta a cirurgiã fetal Talita Micheletti Helfer, responsável pelo programa de cirurgia fetal da Santa Casa. Como destacou a médica, a participação do especialista ocorrerá durante cirurgias na tarde de quinta e manhã de sexta-feira, entre elas, uma abordagem intrauterina para hérnia diafragmática congênita, quando será feita a intubação do bebê dentro da barriga para a colocação de um balão em sua traqueia.

Em funcionamento desde julho de 2020, o Instituto Materno-Fetal Celso Rigo é uma associação entre a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e a Medicina Materno-Fetal Barcelona, entidade reconhecida mundialmente na área de medicina fetal, referência no ensino de especialistas em tratamento e pesquisa. O espaço, inaugurado oficialmente durante ato realizado em julho deste ano em virtude da  pandemia de Coronavírus, presta atendimento tanto na gestação normal como para os casos de patologia fetal e materno-fetal, visando promover a saúde de mãe e feto.

Projetado para realização de todos os exames, desde ecografias obstétricas e exames de pré-natal de rotina até cirurgias fetais, o Instituto conta com estrutura e tecnologias necessárias, além de profissionais altamente capacitados para a realização de procedimentos intrauterinos de alta complexidade.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.